Dicas e cuidados com animais filhotes abandonados

Cuidados Básicos

Bebezinhos

Essas dicas abaixo são inteiramente da minha experiência com muitos filhotes abandonados, e depois de perdê-los aos montes, resolvi adotar esse esquema que é o que tem salvo a vidinha deles.

Se você encontrou um bichinho bem bebezinho, se ele ainda não abriu os olhos vai precisar mamar de duas em duas horas e ser mantido aquecido com uma lâmpada (cuidado para não ficar quente demais) durante os primeiros dias.

É preciso tirar as pulgas caso ele as tenha, pois essas passam vermes para eles. Os únicos anti-pulgas recomendados para filhotes são: Frontline spray e o My pet spray, sendo que este último tem o cheiro muito forte, é bom ter cuidado ao passar.

A partir dos 25 dias é muito importante a vermifugação (principalmente se havia pulgas), a verminose é uma importante causa de morte nos filhotes bem pequenos.
Eu costumo utilizar o vermífugo suspensão Prapi (0,1 a 0,2 ml) para bebês gatinhos de 25 dias. Para cachorrinhos é preciso calcular o peso.
Se ainda não estiver com as fezes bem durinhas, eu ainda reforço com Giarlam suspensão (0,1 ml de 12h/12h por 7 dias) e mais Kaobiotic (0,1 ml de 12h/12h por 7 dias), um antibiótico que atua na área intestinal.

Não dê leite de vaca, pois é quase certo de dar diarréia. E diarréia em bebês tão pequenos geralmente é fatal.

Dê leite de soja, de duas em duas horas, até ir espaçando para 3h em 3h até que ele possa comer sozinho.

Se ele já tiver uns 20 dias, olhos abertos e conseguir comer, dê patê ou frango cozido e desfiado, ou sopinha de frango com legumes, ou papinha de uma boa ração de filhotes amolecida com água morna e amassada (Royal Canin, Ciclos ou Iams. Se não for possível, Catchow gatinhos ou Whiskas filhotes ou Max Cat filhotes). Cuide para que o que ele não comer na hora seja jogado fora. Essa papinha não pode ficar à disposição pois fermenta e causa intoxicação.

Assim que ele conseguir comer a ração de filhotes seca, sem amolecer, deixe à disposição dele e ofereça algumas vezes ao dia o patê, o frango ou a sopinha.
Depois disso, é só seguir as dicas a seguir.
Para bichinhos jovens e adultos

Uma boa ração (para gatos sempre à disposição, para cachorros, de 2 a 3 vezes ao dia)
água limpa sempre à vontade
Uma caminha
Vacina
Vermífugo
Atendimento veterinário sempre que preciso
Amor e carinhos
Saber que um animal é um compromisso até o fim da vida dele, não é um objeto descartável.

Intoxicação ou envenenamento

Tenha sempre em casa o remédio Mercepton e sachê de Enterex.

Caso o bichinho tenha uma intoxicação leve, dê as gotas de mercepton e coloque o sachê na água que ele bebe. De qualquer forma leve ao veterinário depois disso.

Caso seja algo mais grave, pingue as gotas na boca e corra para o veterinário.

Esses dois remédios são anti-tóxicos muito bons e podem ajudar nos primeiros socorros.

http://quatropatinhas.com.br/cuidados.php

4 comentários em “Dicas e cuidados com animais filhotes abandonados

  1. Como ver se o gato tem pulgas? Resgatei um filhote de aproximadamente 3 meses e ele é muito assustado e arisco e nao deixa eu pega-ló ou penteado-ló,assim nao consigo ver se ele tem pulgas 😦

    • Yasmin, gatos dificilmente tem pulgas, mas vc pode usar frontline spray nele q não faz mal e age muito rápido. Vc deve atrair o gatinho com comida, em breve ele começa a confiar em vc e deixa vc pegá-lo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s