Como evitar que seu cão destrua a sua casa

Seu cachorro é um companheiro inseparável, fica sempre feliz quando você chega, tá sempre de bom humor, mas tem um péssimo hábito de arranhar seus móveis, cavar seus estofados e comer seus sapatos. Pior ainda quando você o deixa sozinho. Veja como educar seu cão.

1. A partir de 16 semanas o cão já está apto a aprender com o que ele pode ou não brincar. A partir daí quanto mais tempo passar mais difícil vai ser educá-lo.

2. Eduque-o baseado no condicionamento:

2.1. Primeiro aplique um estímulo contrário. Exemplo: colocar um gosto amargo no pé da mesa.

2.2. Diga não de forma clara e no tom adequado, mostrando total desaprovação ao comportamento.

2.3. Dê carinho ou um prêmio (exemplo: petisco) sempre que ele se comportar adequadamente.

3. Cuidado com as associações que o cão pode fazer. Exemplo: se lhe for dado um sapato velho para morder, ele não irá entender porque não pode morder também o novo. Evite também brincadeiras que estimulam ações como morder, rasgar, puxar.

4. Dê ossinhos para ele morder e exercitar as suas mandíbulas e brinquedos para cães.

5. Use brinquedos para cães para distraí-lo. Compre uns 5 brinquedinhos. Brinque com o cachorro, usando um brinquedo de cada vez para que seja valorizado.

6. Impeça o acesso do cão a áreas onde há risco dele destruir algo quando você ou alguém da família não estiverem por perto.

7. Muitos cães têm comportamento destrutivos quando são deixados sozinhos. Veja algumas opções para tentar resolver isso:

7.1. Uma saída é arranjar outro cão para lhe fazer companhia.

7.2. Deixe sempre um rádio ou uma TV ligada quando sair de casa.

7.3. Eduque seu cão a ficar só. Saia sem despedidas para que ele não fique ansioso. Comece com intervalos curtos e vá aumentando. Ao voltar aja com calma e naturalidade, sem fazer festa. Só interaja com o cão depois que ele acalmar.

7.4. Nos casos mais complicados deixe seu cão na casa de alguém que ele goste quando for ficar sozinho ou procure ajuda especializada de um veterinário.

Fonte: http://www.tutomania.com.br/artigo/como-evitar-que-seu-cao-destrua-a-sua-casa

Anúncios

2 comentários em “Como evitar que seu cão destrua a sua casa

  1. Olá, gostei das dicas, mas nada funciona com meu cachorro…
    Ele fica na garagem com bastante espaço, tem a sua casinha de madeira e osso para roer. Não sei o que faço com ele, pq ele sempre destroi a casinha, já passei pimenta e ele gostou, sempre que vejo ele comendo a casinha eu faço barulho ele assusta e pára, depois ele volta e continua… Já dei vários brinquedos e nada resolve. Não tem como deixá-lo com ninguem, pq a familia mora longe, as pessoas que passam na rua sempre brincam com ele e por isso ele nunca fica totalmente sozinho…
    O veterinario fala que pode ser verme, mas já dei remédio, mas nada funcionou…
    Já até dei umas chineladas nele…(mesma coisa que nada).
    Ele tem 2 1/2 anos de idade, é filhote de Pitbull c/ Hotveiller, é muito brincalhão e destruidor de objetos.

    Me ajudem,

    Obrigada

    Jeanne

    • Jeanne, eh comum esse tipo de comportamento em filhotes, vc precisa passear mais com ele e brincar com ele para ele gastar suas energias. Ele faz isso muito provavelmente pq quer sua atenção e sabe q funciona. Abçs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s