Receita Caseira para cães

Essa é uma dieta básica para cães sem alergia alimentar. Ajuste as porções dependendo do apetite de seu animal, quantidade de atividade física, necessidade de energia e perda ou ganho de peso. Mude gradualmente a alimentação para prevenir problemas estomacais.

Misture os seguintes ingredientes em uma tigela grande:

680 g de carne moída (frango, peru, cordeiro) tostada e com a maior parte da gordura escorrida

1 batata média, amassada e cozida

2 xícaras de arroz integral cozido

1/2 xícara de farinha de aveia cozida

1/2 xícara de cevada cozida e amassada

1/2 xícara de cenoura ralada crua

1/2 xícara de vegetais crus, picados em pedaços bem pequenos (brócolis, espinafre, ervilhas)

2 colheres de sopa de azeite de oliva

2 colheres de sopa de alho moído

Armazene a comida caseira no refrigerador em uma tigela hermeticamente fechada ou divida em porções diárias e guarde-as no freezer, descongelando uma ou duas por vez. Você pode manter a comida por mais de sete dias na geladeira.

Ao servir, adicione:

•iogurte

•um suplemento multivitamínico/mineral para cães

•suplemento fitoterápico (dependendo da necessidade)

Reproduzido com a permissão de The Consumer’s Guide to Dog Food por Liz Palika

Iogurte gostoso

Os cães amam iogurte e também é bom para eles. Se seu cão teve que tomar um antibiótico, dar-lhe iogurte natural ajudará a recuperar a flora bacteriana do sistema digestivo. Adicionar uma pequena quantidade de iogurte à comida de um cão com gases pode ajudar a aliviar o sofrimento.

Evite comidas cruas

Você pode pensar que coisas como carne crua e ovos seriam mais “naturais” para a dieta de um cão. Afinal, seus primos, os lobos e o coiote, comem alimentos crus. No entanto, a domesticação fez o sistema digestivo dos cães ficar um pouco mais sensível. Carne vermelha e de aves e ovos crus podem conter bactérias, como a salmonela, que podem fazer seu cão ficar muito doente. Sendo assim, é melhor servir essas comidas cozidas. Além do mais, o ovo cru interfere na absorção de biotina, uma das vitaminas do complexo B. Para prevenir doenças causadas por alimentos crus, mantenha a tampa do lixo bem fechada, não alimente seu cão com pedacinhos de carne vermelha ou de aves crua enquanto as está preparando. Também esqueça-se da velha tradição de misturar um ovo cru na comida do animal, para que a pelagem fique com um brilho saudável. Se você mora na costa do Noroeste Pacífico, não deixe que seu cão se alimente dos peixes que ele acha na praia. Um parasita comum nos salmões pode causar uma doença fatal.

Os sinais de contaminação por salmonela ou por outra bactéria são quase iguais aos das pessoas: perda de apetite e de peso, falta de energia, febre, vômitos e diarréia. Se seu cão está com algum desses sintomas, leve-o imediatamente ao veterinário. A salmonela pode ser transmitida dos cães para as pessoas. Então, se seu cão estiver infectado, lave suas mãos cuidadosamente após manipulá-lo ou qualquer coisa que ele usa, como vasilhas ou brinquedos.

Fonte: http://casa.hsw.uol.com.br/como-cuidar-de-cachorros3.htm

17 comentários em “Receita Caseira para cães

  1. obigada mas o que eu queria saber e como alimentar um ninhada de 10 cachoros. porque a sua mae fugio e deixou os filhotes e eles nao aceitao o leite normal como posso fazer?

  2. tenho uma bull terrier e gostaria de fazer um cardapio natural para ela hj endia ela ja se alimanta com comida e nao mais com a raçao super premio ela adora cenoura beteraba e coraçao de boi mais gostaria de saber algumas receita mais especifica para raça dela

    • Lilian, o alimento ideal e completo para cães e gatos é a ração, evite dah comida humana, cada cão pode reagir de forma diferente, alguns tem o sistema digestivo muito sensível.

  3. Gostei muito da dica, espero que coloquem mais receitas caseiras pois as veses meu pit bull fica sem querer comer a ração e tenho que optar por esse tipo de alimento.

  4. Recentemente li um artigo, onde é proibido para os cães determinados alimentos e temperos, tais como: alho, cebola, semente de maçã, uva, vísceras de frango no caso coração e o fígado, e chocolate é claro. Por serem tóxicas ao organismo dos cães. Gostei da sua receita, mais me assusta a presença de alho.

    • Olá Kátia,

      Antes de dar um alimento diferente para o seu animalzinho, é necessário levá-lo ao Veterinário.

      Agradecemos pelo carinho ;)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s