Castração: prós, contras e mitos

Com a diminuição de casas nas cidades, pela exigüidade dos espaços, ocorre maior contato entre os animais de estimação e os seres humanos e eles passa a absorver-lhes os hábitos, e não raro ocorrem empecilhos como manifestação de territoriedade e desta forma o cão ou o gato passa a urinar e mesmo evacuar fora do lugar determinado, devido à marcação de terreno, ou demonstrar sua contrariedade a algo. Também pode ocorrer destrutividade, quebrando coisas, mastigando móveis ou ele começa a vocalizar muito e de modo impróprio ( latindo, uivando, miando…) .

Pode ainda mostras sinais de ansiedade, medos, ímpetos, depressão, alteração do apetite, auto agressão com mordidas nas patas ou cauda ou passa a agredir pessoas e outros animais também.

O cão é um lobo civilizado, e no seu coração mora o anseio de ser conduzido pelo chefe da matilha. Mas se ele nasce com propensão à liderança, e não for bem conduzido e ensinado durante sua infância e juventude, poderão ocorrer problemas.

Em relação às fêmeas, os cios em geral geram nervosismos, comportamentos alterados, além do que o confinamento gera estress, aumentando e muito, o risco de infecções , formação de cistos ovarianos, alterações do aparelho reprodutor.

No caso dos gatos, quando adultos costumam urinar pela casa, mostrando territoriedade, tanto machos quanto fêmeas, e o odor da urina de gatos inteiros é muito forte e desagradável, que permanece no ambiente.

A partir destes contratempos gerados pelo confinamento dos animais de estimação, desenvolveu-se o hábito de castrar os animais, pois permite maior número de adoções, diminui a agitação excessiva, além do que diminui o risco de instalação de infecções e tumores.

Há pessoas que acham uma maldade castrar um animal saudável e jovem. É preciso esclarecer que não há ônus emocional na castração, não ocorre alteração de personalidade, e não ficam obesos se mantiverem o exercício e controle das calorias. Eles continuam a ser os mesmos companheiros, sua atividade pode ser a mesma.

Se o cão ou cadela forma castrados já adultos, persiste em algum grau a libido, mas é uma verdade que diminuindo a concentração de hormônios, também diminui muito a agressividade e a competitividade atenua-se, o que permite uma maior e melhor convivência com outros animais.

É lenda o fato que uma fêmea precisa ter uma ninhada antes de castrar. As causas de aparecimento de tumores mamários são: uso de anticoncepcionais injetáveis, hereditariedade, exposição continua a toxinas e radicais livres. Muitas fêmeas que tiveram várias crias, podem manifestar quando mais velhas infecções uterinas e tumores mamários. Em contrapartida a castração abole o perigo de complicações por infecções uterinas, e diminui muito a incidência de tumores mamários nas fêmeas, assim como infecções da próstata e complicações da hipertrofia da mesma em machos.

A castração faz com que diminua o número de ninhadas abandonadas, e é uma forma de evitar proliferação de doenças infecciosas mortais, e mesmo zoonoses.

Fonte: Bichos Online – http://bichosonline.vet.br/?p=220

154 comentários em “Castração: prós, contras e mitos

  1. Olá, tenho uma gatinha de raça não definida,pois era para ser siames,mas está bem clarinha. Deve ser misturada,bem como todos sabemos o metodo da injeção não é seguro,por isso venho pedir-lhes ajuda.Preciso que ela seja castrada,mas estou pesquisando em varios lugares e só tem valores acima de 100,00 e não tenho condições. Por gentileza me ajudem a minha irmã tem outra gatinha e ela também deve castra-la como faço, alias vocês fazem e quanto custa?

  2. Amigos, queria tirar uma dúvida… Tenho uma gatinha com aproximadamente 17 anos… Ela veio morar comigo a aproximadamente um ano, antes era da minha mãe. O problema é que ela ainda entra no cio e só no ano passado foram 12 filhotes que eu tive muito trabalho para conseguir encaminhá-los. Soube que anticoncepcionais podem aumentar o risco de doenças, então gostaria de saber se nessa idade ainda se recomenda castrar ou se é muito arriscado. Desde já, agradeço.

    • Oi Paula, realmente eh mto estranho ela nessa idade ainda ter cio. Não eh aconselhável vc castrá-la com essa idade, o ideal mesmo eh tentar mantê-la longe dos machos. Evite o uso de anticoncepcionais, nessa idade então, nem pensar. Se for impossível mantê-la longe dos machos, vale fazer uma avaliação com o veterinário para saber se ela pode fazer a cirurgia, podemos indicar alguns, eh soh nos enviar email: upac.contato@gmail.com

  3. Olá, tenho um pit bull de 5 anos e meio, ainda posso fazer a castração nele ou é perigoso nessa idade?? Ele ainda é virgem, nunca cruzei ele, mas tem a mania de marcar território e não gosta muito de outros cachorros, ele é muito dócil, mas o meu motivo por castra-lo é que pretendo adotar uma vira-lata e gostaria que eles se dessem bem, desde já agradeço a atenção.

  4. Ola, Eu tenho duas gatinhas e um gato. Sendo que uma das gatinhas é mãe do casal. Gostaria de saber se vocês fazem castração gratuita nos 3 gatos, porque eu não tenho condições de pagar e creio eu que mesmo assim saíria muito caro por ser 3. E a minha casa não é tão grande para abrigar muitos gatos e a gata mais velha sempre engravida e todos da minha familia tentam doar os filhotes de alguma forma e os que não conseguimos doar acabamos ficando.
    Eu espero que vocês me respondam logo por email, porque elas ja estão entrando no cio e o macho ja esta entrando na fase adulta.
    Obrigada desde já.

  5. Tem 3 cadelas de rua perto da minha casa. Gostaria castrar elas,para daqui a pouco nao ter uns 30. Ja existe esterilizaçao gratuita em fortaleza ou pelo menos acessivel?

  6. Bom dia, tenho uma gata de aproximadamente 2 anos, desde que está comigo vem tomando anticocepcionais e li que não é bom, gostaria de castrá – la, vcs fazem isso ??? Podem indicar um mais barato ???

    Aguardo

  7. Gostaria de deixar meu relato e.opiniao!
    Sou totalmente a favor da castraçao.
    Tenho 2 caes, um macho de nome Putty adotado pelo projeto Pedigree adotar é tudo de bom! onde ja veio castrado e vermifugado de raça Rotwaller, e uma mista de raposa com pincher que a resgatei das ruas ainda bebezinha. Putty adotado com 5 meses e a Lully com semanas de vida. Ja a castrei
    E ouvi antes de castra-la muitos mitos!
    Castraçao faz bem ao animal, o deixa mais docil porem nao os enibem seu comportamento de proteçao

  8. Proteçao qdo necessaria! Os deixam menos agressivos, todos.tem estintos e ele é usado qdo preciso.
    Castrar é tudo de bom gente! E basta controlar a alimentaçao e fazer passeios sempre q.possivel. Brincar e dar muito carinho fazem gastar energias. A lully continua a msm, brincalhona e ativa, e.mto.saudavel e o msm é putty e ele esta mais sucegado por estar entrando a faze adulta. e é tudo de bommmmm

  9. Parabens aos que tomaram a decisao de castrar os peludos!
    Assim evitamos crias indesejadas, sao menos animais nas ruas para serem maltratados, é menos sofrimento :)

    • a minha cachorrinha foi castrada recente mente eu gostaria de saber se os cachorro naõ vaõ pegar tenho tres cachorro machinho em casa

      • Regina, a cadela foi esterilizada ou fez apenas a ligadura? Pq se tiver sido esterilizada mesmo, foi retirado útero e ovários, então ela não entra mais no cio. Se tiver sido feito apenas a ligadura, a cadela continua entrando no cio mas não fica prenhe se cruzar.

  10. oi eu tenho um lhasa apso macho. que tem mania de marcar territorio. e tenho uma femea. a qual ja deu cria duas vezes desse macho. e na primeira cria ficamos com uma femea que tem 8 meses. e estamos com 2 filhotes de 1 mes em casa. meu pai quer se livrar de todos menos da de 8 meses. falei pra ele castrar o macho. assim nao corre o risco dele pegar a filha. oque vocês acham?
    obs: o macho tem 2 anos e a femea 1 ano e 5 meses.

    • Samanta, se possível faça a esterilização dos dois, além de evitar a marcação de território, evita problemas como cancer, além das crias indesejadas.

  11. depois de operada minha gata ficou stressada,morde fios,rasga e arranha moveis o que posso fazer para amenizar esse streess dela?

    • Sheila, eh importante dah um tempo a gata e tentar todos os dias dedicar um tempo para dah carinho a ela, até q ela se acalme mais e passe o stress. Existem florais, vc pode pesquisar com o veterinário tb.

  12. Boa noite!
    Estou querendo castrar minha cadelinha poodle de 5 anos, mas tenho muito medo dela não acordar depois da anestesia geral, ela corre o risco?

    • Olá Marta, sua cadelinha eh jovem e pode passar pela cirurgia tranquilamente. A única condição para a cirurgia eh que o animal esteja saudável. Procure o médico veterinário e agende a castração da sua cadelinha! Abçs

  13. A mais ou menos uns doianos e meio
    prguei um filhotinho de vira lata que jogaram aqui enfrente minha casa,tive muita pena dela,pq ainda era muito bebe
    ainda cheirava a leite e nao tive coragem de deixar na rua
    so que dai veio o prblema do cio,tenho um poodle?medio.conseguimos evitar por uns cinco cio e foi entao que vacilamos e ela pegou barriga,onde nasceram dois filhotes e um morreu.e mais uma vez nao tivemos coragem de doar,o pior de tudo e que ela ficou no cio no sexto mes e estamos completamente desesperadas,porque minha filha pesquisou na internet e diz que quando o primeiro cio e muito cedo,a cachorra corre o risco de morrer e como nao sabia que ela ficaria no cio tao cedo,nao tinha com da a injeçao que tambem dizem que e arriscado por que pode causar cancer e outras doenças!mas o pior de tudo aconteceu hoje,pq ela estava trancada dentro de casa e por um descuido ela saiu e o nosso cachorro que fica fora de casa!!a minha ta em prantos,porque ja tem a certeza que ela vai morrer,o que fazer??preciso de ajuda e como fazer pra castrar as duas de uma vez!!pq ele pegou a outra tambem que deu a luz a cinco filhotes!!estou muito desesperada

    • Sandra, respondemos a seu email. Não se preocupe com a idade da cadela, ele eh maior que ela, eh isso? Eh importante começar castrando logo o cão macho.

  14. O problema e que meu marido nao quer que castra ele,ele acha que vai ter que tirar os testiculos,sei la!!acho que nao e assim nao ne?
    minha filha pesquisou na internet e pelas contas parece que o cio dela começou dia 9,pq ela perguntou pra uma veterinaria!!
    nao consigo nenhum contato telefonico de vcs!!

    • Sandra, sim a castração eh a retirada dos testículos, sendo que não há pq ter medo ou preconceito com a cirurgia, ela não causa dor muito menos deve ser vista com um mal ao animal. O cão não sente necessidade de cruzar, o ato eh puro instinto, a castração eh totalmente recomendada se vc não deseja que seu cão fique cruzando sempre e com isso gerar centenas de filhotes que uma hora vão parar na rua. A castração não causa dor, nem nenhum maleficio ao animal, pelo contrário, ajuda a evitar cancer na próstata e infecções. Não altera o comportamento do animal como algumas pessoas pensam.

      • Ta certo,mas gostaria logo,de resolver o problema da cadela.que te falei antes.ela ja nao esta mais sangrando.e tenho que resolver urgentemente,pelo fato de nao poder ter mais filhotes que ja temos 5 aqui que ainda estao no desmame e o fato dela ainda ser novinha(seis Meses)vc pode me passar o contato no meu e-mail
        agrdeço muito por sua atençao!!

  15. Olá!
    tenho 1 gato com 8 anos, será que ainda pode ser castrado? ou com esta idade pode pôr em risco a sua saúde/vida?
    Obrigado e desde já agradeço a sua atenção!

    • a minha cachorinha nina (podlle) de 4 mes fez a castração e teve duas paradacardio respiratoria e agora ela esta cega e surda me arrependo muito por ter feito…os veterinario acha que ela tem 50% de chances de se recuperar mas e lenta e tem que ter muita paciêcia…e muito triste ver ela ssim mas para deus tudo e posível….então pensa bem.

      • Geovania, mensalmente dezenas de animais são castrados todos os dias com sucesso. Provavelmente sua cadela devia ter algum problema que a impedia de ser operada e isso não foi detectado pelo veterinário.

  16. Lembra que eu falei da minha cachorrinha que ia castrar então graças a Deus ocorreu tudo bem. Mais ela esta estranha mais magra e não para de coçar os pontos o que eu faço e eu tambem queria saber se o ponto tira ou ele seca com o iodo e cai. Obrigada desde já e muito obrigada por terem respondido a minha outra pergunta

  17. Ola,castrei minha cadelinha de 3 anos a 2 dias e ela está muito estranha,não sei se isso é normal ou não mas ela quase não come nem bebe agua.Emagreceu muito e na região da cirurgia ve-se tremores até a pata quando ela respira,nao sei se é dor mas estamos dando remedio para dor.Isso tudo é normal??? estou em duvida se devo leva-la ao veterinario

    • Rafaela, não eh normal, ela deve estar sentindo dor e pode estar com alguma infecção. Leve ela de volta ao veterinario que fez a cirurgia para que ele passe a medicação, ok?

  18. ola!hoje tenho uma gatinha näo,sei sua idade,pois meu filho acho ela na rua,pois era muito pequena,estou com ela tem dois meses,ela ainda procura peito nos lencois da cama,tenho uma gato castrado ja aduto! näo gostaria q ela tivesse cria.posso fazer o mesmo com ela.äo meu ver ela tem ums tres meses hoje!

  19. Olhá tem uma cadelinha beagle com cocker de dois anos ela foi castrada vai fazer 4 meses .Só que no mês passado ela estava com sua genital inchada com se estivesse no cio mais sem sangramento mantive ela pressa mais ela acabou saindo e me cachorro cruzou com ela liguei pro veterinario correndo ele disse que era hormonio que não precisava me preocupar mais agora ela está mais gordinha mais quando passo a mão na sua barriga e meio que aperto ela não liga mais mesmo assim to preocupada e se ela tiver gravida estou desesperada e se o medico não tiver castrado ela mesmo como ele disse q castrou quando passo a mão na sua barriga consigo sentir os pontos isso é uma prova q ela realmente foi castrada?
    Me ajudem por favor

    • Muito estranho, mas ele pode não ter feito a histerectomia(retirada do útero e ovários), e sim apenas a ligadura das tropas, o que faz que com a cadela continue tendo cios. Vc precisa retornar ao veterinário que fez a cirurgia para que ele a examine e verifique o que foi feito, ok?

  20. olá tenho 4 cadelinhas e 1 machinho queria muito fazer a castraçao! procurei o veterinario, mas ficaria um valor muito alto já que sao cinco bichinhos,entao queria saber se tem algum lugar que possa me ajudar para estar realizando o procedimento com um valor mais baicho.
    aguardo…obrigada

      • Suelin a prefeitura faz de graça a castração. Tudo feito em clínicas credenciadas, talvez vc gaste com exames, mas é opcional, se tem certeza da saúde deles, nem precisa fazer pré-exames, tb precisa comprar remédios pós cirurgia (anti-inflamatório e antibióticos), mas vc compra o componente, procura nos petshopping que sempre tem um com preço acessível, um exemplo eu vi remédio por R$ 56,00 e consegui comprar o mesmo componente de outra marca por R$ 15,40. Também como são vários bichinhos vc pode falar com a clínica que irá fazer as cirurgias e eles te dão amostras grátis e vc nem gasta com medicação. O colar elisabetano que aconselham comprar para não lamberem o local os pontos, custa em média R$ 4,00 a R$ 5,00 é só procurar bem, tb me pediram de R$10 a R$15 e achei por R$ 4,50. Boa sorte!

  21. Bom dia. tenho uma vira lata femea com 10 anos, e um labrador macho de 1 ano, infelizmente num descuido o macho cruzou com a femea, qual a melhor forma contraceptiva neste caso? Sera q posso ainda castra la apesar da idade ou existe algum tipo de remedio anticoncepcional? meu medo e por ela ser velhinha e correr algum risco de vida com esta gravidez.

    Grato

  22. Acho que minha gata está com infecção uterina ou algum problema de bexiga ou rim ,pois está com secreção com pus e sangue ,ela está tomando antibiótico e deve castrar na próxima segunda pois a cirurgia está marcada,ela tem 12 anos.Há algum problema em castra-la já que está assim?

    • Priscilla, se o veterinário acha que dá, é pq ela deve estar em condições de fazer. Se ela estah tomando antibiótico, ateh segunda jah deve ter melhorado bastante, as vezes não dah para esperar mto e o veterinário acha melhor fazer logo. Se Deus quiser ela vai se recuperar bem.

  23. tenho pitbull de 4 meses e meio , no nascimento ele queboru o rabo em 3 lugares, gostaria de saber se na anestesia da castraçao pode ser feito o corte do rabo, por que ele tem dores(rabo)

  24. ola, meu nome é Celiza Chaves, tenho um mestiço de Pitbull com Dalmata de 1 ano.
    gostaria de castra-lo, pois ele é muito ansioso, e nos ultimos meses vem destruindo a casa toda, além de estar urinando em varios locais da casa para marcar territória.

    há algum lugar com preço acessivel que eu pudesse entrar em contato?

    att.

    Celiza Chaves

  25. Olá, tenho uma cadela de raça labrador com aproximadamente 8 anos, tenho castração marcada, acha que ela corre algum risco? ela é saudável!

  26. Olá, tenho uma yorkshire de 5 meses, já li muito sobre castração, confesso que estou com muito medo e dó ao mesmo tempo, sei que o risco de morte é pequeno mas minha insegurança é maior. Tenho uma veterinária que minha cachorrinha passa, mas infelizmente não sinto segura de fazer a cirurgia lá. Por favor tem alguma indicação, moro em Sp. Obrigada.

    • Arlete, somos de Fortaleza, se fosse aqui teria para te indicar… procure ongs da sua cidade que elas vão indicar profissionais que elas confiam, e vc pode confiar.

  27. Tenho uma gata que tem aproximadamente entre 8 a 9 anos sempre foi aplicada vacina anti-cio de 4 em 4 meses, não queria mais aplicar vacina nela e tenho medo de levá-la para castrar devido a idade, gostaria de saber se ela pode ainda entrar no cio ou se não tem problema em castrar com essa idade?

    • Rosana, se a gata estiver bem de saúde, vale a pena castrar sim, como ela usou anticoncepcional mto tempo, ela pode desenvolver cancer e a castração ajudaria a evitar.

  28. Eu tenho uma gata recente, creio que tenha por volta dos 2 meses… como faço para castrá-la? Quantos meses faltam para castrá-la?

    Nota: quanto mais rápido, melhor, não quero encher a casa com uma ninhada, me ajudem a solucionar esse problema ;)

  29. Olá, estou preocupada quanto a castração de minha gata Penélope, ela tem um ano, e o que eu posso dizer é que ela é a alegria do meu lar. Conversei com meus familiares e todos temem que algo terrível possa acontecer a ela. Sei que não devo mais esperar, que preciso castrar o quanto antes, porem estou muito aflita, visto que, como toda cirurgia existe a possibilidade de complicações, sinceramente tenho muito medo de perde- la.

    • Josiele sei que essa hora é difícil,mas tenho uma gata de 12 anos que vc não tem noção de quanto é amada,imagino que pra vc a sua seja o mesmo pois ela é minha filha,mas por não ter sido castrada antes pelo medo que vc sita ela teve piometra e teve que operar pois ficou doente com isso corri o risco de perde-la com uma doença comum em gatas não castradas que tem muitos filhotes.Todo animal corre um risco em castrar mas é mínimo como nós por tomarmos uma anestesia geral.Mas se sua gata está com boa saúde esse risco é muitooooo pequeno e ela se recuperará bem,conselho de quem quase perdeu uma filha por medo da castração,faça na sua isso evita vários sérios problemas como a minha teve.Não espere a sua ficar doente como a minha e tenha que operar mais velha com mais riscos.

    • Cristina, as vezes,cães que estão sentindo algum tipo de dor ou desconforto podem ficar agressivos. Eh importante vc observar seu comportamento. Em que momentos ele fica agressivo?

  30. Oi, meu nome é Josilane, tenho um gatinho de aproximadamente 6meses
    Quero saber se já posso castra-lo e onde posso fazer aqui em Fortaleza-Ce, obrigada ,
    Ps:. Não posso pagar muito!

  31. ola. tenho um cachorro de oito anos e ele sisma em urinar no pneu do carro, ja deixamos de castigo, ja fiz cheirar o xixi nada ele continua urinando no mesmo lugar se castrarmos esse problema pode ser amenisado

    • Roseleine, a castração nos machos ajuda o animal a reduzir a marcação de território, ou seja, o xixi em vários lugares da casa. No caso de um local específico, vc pode tentar aqueles borrifadores educativos, q vendem em petshops.

  32. como saber se minha cadela foi retirada o utero e o ovario realmente, pois eu não sabia que tinha dois modos, fiz a castração de minha cadela a dois dias , imagina passar por esse sufoco todo para só fazer ligar eu processo esse veterinário se não fez o serviço certo!!

  33. tenho uma pinscher pequena tem uns oito anos de idade ela e muita magrinha gostaria de saber se posso fazer a castração nela..

  34. olá boa noite,
    tenho 2 filhotes de 5 meses e gostaria de fazer a castração deles. gostaria que vocês me orientasse para saber o valor de cada castração com o preço mais acessível.

  35. Olá! Estava decidida fazer a castração na minha princesa, mas antes, li sobre o assunto e fiquei c/ o pé atrás devido as complicações e contras… Gostaria de uma orientação de vcs qnt aos veterinário(a)s aqui de Fortaleza. Poderiam enviar os nomes de alguns vet. de total confiança? Obg!

  36. Ola!
    Minha irmã tem uma gata de uns 3 anos de idade, ela já teve várias crias e nós não temos condição de criá-los.. Gostaria muito de castrá-la, mas em todos os lugares que pesquisei achei muito caro.. Vcs conhecem algum lugar que seja barato? Agradeço e aguardo contato.

  37. Olá, tenho duas cadelas, uma de 5 anos e outra de 4, desejo castrá-las para evitar doenças em cadelas não castradas. Gostaria de saber se essas castrações gratuitas que são realizadas em mutirão são seguras e bem feitas. Moro em São Paulo e já encontrei um lugar que faz essa castração em mutirão, mas estou com receio pq não sei se tratam bem o animal, com cuidado, e se a cirurgia é bem feita. Também gostaria de saber se elas estão jovens ainda para passarem por esse tipo de cirurgia, ou se é considerada perigosa devido a idade em que elas já estão.
    Obrigado!!

    • Olá Rosiane!

      O ideal é que a cirurgia fosse acompanhada com mais atenção por um veterinário já que se trata de 2 cadelas com uma idade avançada. Com a consulta feita pelo veterinário, descobre-se se pode realizar a castração ou não.
      Sugerimos que antes de realizar a castração, você levasse as cadelinhas para o vet! :)

  38. Oi, meu nme é Paula ,tenho uma cadela que deu cria a 22 dias.Quandro poderei castra-la???
    E os filhotes com quanto tempo de vida posso castra-los???

    • Olá Paula, o ideal seria você levar os animais para uma consulta com o veterinário para saber se poderá fazer esse procedimento com segurança pois, alguns animais tem alergia a anestesia e é necessário saber antes de realizar o procedimento para ão ocorrer nenhum risco ;)

  39. Gostaria de saber se o cão macho pode sofrer problemas renais depois da castração, pois minha mãe castrou o seu gato e ele teve problemas na uretra e ficou tendo que comer uma ração especial caríssima, os cães correm esse perigo?

    • Olá Rebeca,

      Nós não sabemos ao certo se o cão poderá sofrer desse tipo de problema. Os exames feitos antes da castração, detecta qualquer tipo de complicação que ele poder vir a ter. Sugerimos que antes de realizar a cirurgia no seu cão, leve-o ao veterinário :)

  40. Oi, poderiam me ajudar um pouquinho? Estou numa situação complicada. Tenho um gato já com 2 anos, e ele não é castrado, e eu queria saber se iria adiantar castra-lo com essa idade. Meus pais diziam que iam castra-lo (eu tenho 12 anos) mas não castraram. E eu estou meio mal, porque ele sai muito, e fico pensando quantos gatinho foram feitos nessas saidas, e fico pensando que eles foram abandonados, ou jogados na rua, isso me dói. E também, nessa semana já vem mais um gatinho aqui pra casa, e ele também é macho, não sei se os dois vão se dar bem. Desculpe por ter escrevido tanto, mas eu realmente preciso de ajuda. Como convecer meus pais a castrar meu gato de 2 anos e esse que vai vir agora com (mais ou menos) 2 meses?

    • Olá Malu,
      Realmente é interessante fazer a castração do animal e evitar a procriação e abandono. O interessante é você conversar com seus pais a respeito disso para poder cuidar do animalzinho de vocês. Mostre a eles reportagens sobre a castração de animais, como isso se torna um benefício e uma boa ação com vidas felinas.
      Esperamos que consiga convencê-los, aguardamos sua resposta :)

  41. Ola, tenho uma cachorrinha toy poodle, ela esta com 2 anos e 3 meses, por favor pode informar quais são os riscos dela não castrar ou engravidar? é muito perigoso para saúde dela?

    • Olá Renata,

      Antes de você realizar qualquer procedimento na sua peludinha, é essencial levá-la a um veterinário. Lá serão feitos exames para saber se é possível realizar os procedimentos. :)

  42. Boa tarde! Tenho um cachorro, o Totó com a idade de 7 anos, que serao completos dia 09/09 deste ano. E também temos o filho do Toto, o Snoop. E o Totó, por ser o mais velho de casa, domina o ambiente e fica tentando cruzar com Snoop direto e isso causa muita briga entre os dois. Queremos castra-los, quanto ao Snoop, pelo que eu li, nao tem problema (ele tem 2 anos), mas quanto ao Toto temos MEDO pelo fato dele já ter uma idade mais avançada. Ele é super saudavel, tomou todas as vacinas, em fim, até que ponto a idade do animal pode alterar na cirurgia??? Existe uma IDADE MAXIMA para a castraçao??? Qual é a regra para a castraçao quanto a IDADE????

    • Olá Carla,

      O ideal é levá-lo a um veterinário para saber se é possivel realizar a castração. O veterinário irá fazer exames para constatar se pode ou não realizar a cirurgia. :)

    • Olá Juliana,

      é necessário que o animal retorne ao veterinário para ele verificar o que aconteceu e retirar os pontos :)

  43. Oi tenho uma yorki de 3 anos, gostaria de saber se há algum beneficio em castra-la? a respeito hormonal eu digo, sobre ter tumores, essas coisas…
    obrigada

    • Olá Camila,

      O Ideal é levá-la a um veterinário para saber se pode fazer essa cirurgia. Ele poderá identificar através de exames se pode ou não realizar o procedimento, por conta da idade do animal :)

  44. Castrei meu cachorro essa semana ele tem 5 meses sempre foi comportado e vivia muito bem so quando ia trabalhar, desde que foi castrado, tem feito xixi no sofa não quer mais dormir apronta o tempo todo e morde td que ve pela frente é normal? não mudamos nada em sua rotina…fora a castração

    • Olá Camila,

      O seu cachorrinho fica sozinho em casa por muito tempo? Se sim, pode ser isso. Ele fica triste e até estressado porque não tem ninguém por perto. Mas, o ideal seria você levá-lo ao veterinário para ele passar um diagnóstico mais preciso. :)

    • Olá Magda,

      Se a gata é castrada, não tem como ela ficar prenhe pois, foram retirados os órgãos reprodutores. O ideal é levá-la a um veterinário para ele verificar se a castração foi feita de maneira correta! :)

  45. Ola,gostaria de saber se após castrarmos a nossa cachorrinha,podemos deixar ela sozinha no outro dia em casa,porém não temos como ficarmos com ela,( trabalhamos)]

  46. Oi, preciso de uma ajuda!
    Minha cadelinha vira-lata não tem nem 3 anos.
    Após o cio, ela deixou de ser agitada e não comia mais.
    Pesquisamos na internet e vimos que podia ser piometra.
    Levamos na veterinária e ela disse que estava no inicio que com a medicação poderia melhorar.
    Dei a medicação por 7 dias, minha cadelinha voltou a comer e ficar mais alegre, porém continuava saindo pus da vagina dela.
    Entao marquei a cirurgia para castração comum, na hora me disseram que estava com piometra e retiraram o útero dela.
    Eu não tenho muita condição e praticamente dei o meu salario todo para clinica.
    A cirurgia ocorreu no dia 22/08/2013.
    Todos os dias troco o curativo, mas ontem percebi q está saindo pus dos pontos.
    Isso é normal??? Mandei um sms para a veterinária que disse que era comum, pois a cirurgia dela foi complicada, desde que ela esteja comendo normal.
    Sim, ela está comendo, bebendo água, porém passa a maior parte do tempo deitada e treme bastante.
    Alguém me ajuda por favor, não sei se devo continuar trocando o curativo e retornar somente no dia 02/09/13 na veterinária para retirada dos pontos.
    Desde já obrigado.

    • Olá Hudson,

      O Pus, assim como em humanos, é sinal de inflamação. Você fez o certo, em estar contactando o veterinário. Se o mesmo disse que é normal então, confie nele. E, continue observando o comportamento da sua cadelinha assim como o curativo, trocando sempre.

  47. minha cachorra castro faz uma semana e ela ainda nao ta querendo comer. come bem pouco mais brinca late corre tudo normal so nao sei pq nao qer comer e agora? oqe posso fazer

    • Olá Luana,

      Deve-se levar a cadelinha ao veterinário. Ele vai investigar o que está acontecendo com ela.

      Aguardamos notícias.

  48. Ola, sou do Interior do Estado do Ceara. Desde ja parabenizo-os pelo importante trabalho em prol do bem-estar dos animais. Gostaria de saber como faço para entrar em contato direto para conversar com voces, pois tenho alguns gatos, entre eles gatas, que preciso castrar, pois é muito sacrificoso ficar aplicando anticoncepcional e temo com isso prejudica-las. Por favor, me ajudem. Tenho poucos recursos, mas faço o que for possivel, ate mesmo leva-las a Fortaleza para ser realizado o serviço.

  49. Tenho um gato de aproximadamente 11 meses que possui FIV e FeLV…no momento ele está com um “crise” de rinotraqueite, respira mal e espirra muito. Havia marcado a castração dele para amanhã. É aconselhável fazê-lo nestas condições?

  50. Boa noite, gostaria de uma informação, hj faz 5 dias que castrei minha cadela, e tenho notado quando vai fazer xixi que à um pequeno sangramento, gostaria de saber se é normal?

  51. Adotei uma gatinha de rua, mas agora preciso urgentemente castrá-la!
    Quanto custa? Quando posso ir? URGEENTE! ME AJUDEM POR FAVOOR! Não posso criar mais gatos!

  52. Olá!!! Tenho uma gatinha de 5 meses que resgatei desde bebezinha, enfim desconfio que ela está no primeiro cio, onde posso encontrar um veterinário de confiança e com preços acessíveis? Grata. :)

    • Olá Luna,

      Sim mas, antes de realizar este procedimento, é necessário passar no veterinário para ele poder avaliar se não vai ocorrer nenhuma complicação pois, a cachorrinha já tem idade avançada. ;)

  53. Olá !! tenho um pinscher de 6 anos que urina em tudo, gostaria de saber se castrando-o ele pararia com essa mania.

    • Olá Rosely,

      Tratando-se de um animal com idade elevada, ante de fazer qualquer procedimento, é necessário levá-lo ao veterinário. Leve-o ao vet e ele fará o que for necessário, ok :)

  54. oi meu cachorro e muito bravo ja não sei oque fazer se eu castrar ele, sera que ele fica mais manço , e ele teve a doença do carrapato se castrar ele pode ter uma possibilidade de engordar

    • Olá Ellen,

      Antes de realizar este procedimento no seu cãozinho, é necessário levá-lo a um veterinário. Ele poderá realizar exames que identificará se é possível realizar a castração ou não.

  55. Olá, eu tenho uma gata de 6 anos de idade, ela sempre comeu ração indicada pelo veterinário, mal fica doente, a saúde dela parece estar ótima. Ela corre algum risco se eu castrá-la nessa idade? Tenho medo de acontecer algo com ela, já que ela é minha companheirinha faz 6 anos, né. Ela faz xixi pela casa inteira, está demais, sujando móveis, colchões, cozinha, realmente quero castrá-la para que ela pare de fazer xixi em tudo devido ao cio. =/ E eu acho que o estresse do cio faz o pêlo dela cair um pouco também. Poxa, eu adoro dormir com ela, mas ela sujando tudo está impossível. T_T Castrar durante o cio é perigoso, pq eu gostaria de fazer isso já. Abraços!

    • Olá Priscilla,

      Antes de realizar qualquer procedimento na sua gatinha, é necessário levá-la ao veterinário para o mesmo detectar se é possível realizar o exame já que, ela possui uma idade avançada. :)

  56. Olá tenho uma gata persa de 6 anos, ela entra no cio semana sim e semana não e acaba judiando dela um pouco esse estado, minha dúvida é: peguei ela muito pequenina e ela não se desenvolveu muito, ela é magra e frágil, tenho medo de castrar ela e ela não aguentar a cirurgia, é possível isso?? PS. ela já foi avaliada pela vet, já fez vários exames inclusive o ultrasson e nada foi constato, somente uma leve anemia…me ajude por favor

    • Olá Daniele. Dependendo do caso, uma cirurgia não é recomendável mesmo. Somente um veterinário poderá avaliar. Se vc quiser uma outra consulta, poderá marcar com Dr. Reginaldo Pereira, ele é especialista em gatos. Tel. 3263.3029

  57. ola…tenho 1 cachorro de nove anos que foi castrado num multirao de castraçao ha 3 dias.so que logo apos a castraçao,ao redor do saco dele ficou todo vermelho e o veterinario disse que e alergia por ter raspado com gilete e me falou p passar quadriderme.estou passando,mas começou a ficar amarelo,ele se incomoda muito,quer lamber o tempo todo,e esta muito triste.parece que a cada dia ta mais vermelho…o que posso fazer???

    • Heloisa, é bom levá-lo a outro veterinário, para outra avaliação. Se for alguma pequena infecção, facilmente pode ser tratada, se detectada no início.

  58. Boa tarde, meu nome é Susana…Gostaria de saber, se eu mandar castrar minha cadela ela ficara mais calma? Ela é muito nervosa e late muito, nao sei o que faço!!!!

    • Boa tarde, Susana. A castração muitas vezes interfere no comportamento do animal, sim, deixando-o mais tranquilo. Mas vc tem que ver também que outros motivos podem estar deixando sua cadelinha nervosa: espaço físico adequado, barulhos, alimentação correta, passeios e brinquedos para ela se distrair. enfim…tudo isso pode contribuir no comportamento dela também.

  59. Olá, temos uma micro-toy poodle, que para mim é como se fosse realmente minha “netinha”, e temos uma dúvida, ela está com 1 ano e oito meses, e não sabemos qual à melhor opção para ela, se castrá-la ou deixar ela ter uma “cria” para fazer a castração, só informando que ela está tomando remédio (cardioplus), uma vez que o veterinário fez raio X e disse que ela estava com o coraçãozinho inchado e terá que tomar esse medicamento constantemente…o que eu posso fazer para o bem estar dela??? Por favor me ajudem!!!!

    • Oi Ivanete, a castração é SEMPRE a melhor opção, não tenha dúvida. Não precisa esperar a 1ª cria para castrá-la, o quanto antes melhor.

    • Oi Rosangela. Ela ainda tem cio nessa idade? Nesse caso, por conta da idade, o ideal é vc levá-la a um veterinário para fazer uma avaliação geral da saúde dela. Só ele pode lhe dizer com segurança se ainda pode operar.

  60. Minha cachorrinha Nina tem 3 anos e é vira-lata , gostaria de saber se eu leva-se ela para castrar haverá problemas ,tipo : Tumores, câncer , alergia ? E também se castra-lá pode mudar o jeito alegre dela .. ?

    • Olá Dandara. Não haverá problema nenhum, pelo contrário, a castração até evita muitas doenças. Também não interfere no humor, ela vai continuar alegre. Pode castrar, sem medo ;-)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s