Alimentação: Receitas Caseiras para gatos

A escolha da alimentação é sempre muito importante. Evite o uso de comida caseira. O melhor e dar ração, pois ela tem a quantidade de nutrientes que o gato precisa para levar uma vida saudável, além de evitar que seu gato suba nas mesas ou no fogão para pegar comida.

Evite o leite de vaca, pois pode dar diarréia, principalmente se ele ainda for filhotinho.

ATENÇÃO!
Ao optar por algum dos leites abaixo, evite ficar mudando o leite para evitar que o gato tenha problemas de digestão. Isso pode levá-lo a óbito.

Leite ideal para recém-nascidos:

- Leite pet próprio para recém nascido (Leite Pet)

- Leite para recém nascido (NAN 1 ou Nestrogeno 1)

Receita caseira para gatos recém nascidos:

ESSA RECEITA DEVE SER USADA APENAS SE VOCÊ REALMENTE NÃO TIVER CONDIÇÕES DE USAR UM DOS LEITES ACIMA.

SUBSTITUTO DO LEITE (SUSCEDÂNEO)

- 1 litro de leite com baixa lactose (a Betânea tem um longa vida)

- 2 colheres de creme de leite~

- 1 colher de açúcar

- 1 pitada de sal

Preparo

Bate a gema por 2 minutos, mistura com leite e leve ao fogo até ferver. Coloque o restante dos ingredientes, guarde em pote de vidro aberto na geladeira. (consumir em até 3 dias).

Em último caso:

- leite com menos lactose

- leite desnatado diluido em água

O substituto e as outras opções não costumam causar diarréia.

Escolha ração de filhotes para filhotes e de adultos para adultos, porque além de condizerem com as necessidades nutricionais, filhotes não conseguem comer a ração grande dos adultos.

Filhotes com dificuldade de adaptação à comida sólida devem tentar começar pela ração amolecida com água ou usar apenas ração em pasta(latinha).

Receita de ração caseira

Meio quilo de carne moída (ou peixe desfiado,ou frango desfiado)

Meio quilo da abóbora

Meio quilo de cenoura ou beterraba

Um molho de espinafre batido no liquidificador

Duas xícaras de arroz integral

Misture tudo e cozinhe bem até a abóbora ficar bem mole. Esta mistura não deve ser congelada e agüenta, em média, 3 dias na geladeira.

Receita caseira 2

- Cenoura e chuchu, cozidos e sem casca

- Peito de frango

- Couve

- Se vc quiser, pode colocar um pouco de arroz

Passe tudo no liquidificador para formar uma papinha.

Essa receita é ótima e usada por vários criadores de gatos, serve também para recuperar animais debilitados.

A higiene do alimento

Todo gato tem sua própria freqüência de refeições, podendo chegar a várias vezes por dia, sempre divididas em pequenos volumes.

No sentido de respeitar o balanço nutricional das refeições prontas, é essencial não se adicionar nada. Os gatos organizam o espaço em que vivem dividindo-se em pequenas áreas: uma área de alimentação, uma de descanso e uma de higiene para eliminação dos dejetos. A localização das vasilhas de comida e água é muito importante.

Um alimento úmido e enlatado, se oxida no ar rapidamente, fazendo com que o gato perca seu interesse por ele. Para durabilidade é necessário protegê-lo da oxidação.

Dicas

Reforço – Os gatinhos com mais de dez anos tem, normalmente, sua capacidade digestiva diminuída, dificuldades para mastigar, perda de paladar e olfato. Eles precisam de uma alimentação mais mole e atraente, menos fósforos, proteínas de qualidade e boas doses de vitaminas C e E. Se bem cuidado o felino doméstico pode chegar aos 20 anos.

Intestino – Dê óleo mineral de 15 em 15 dias para o gato eliminar com facilidade as fezes e bolos de pêlo que se acumulam no intestino. O óleo mineral também deixa o pêlo mais brilhante e sedoso. Evite dar doces ao seu felino.(ISSO SÓ DEVE SER FEITO SE SEU GATO FOR MUITO PELUDO)

Filhotes – As gatinhas grávidas, ou em amamentação e os filhotes precisam de alimentação reforçada, ambos necessitam de mais cálcio e vitaminas.

Proteínas – O gato precisa ingerir proteínas para obter os aminoácidos essenciais ao seu crescimento, o bom funcionamento do sistema imunológico e a manutenção da saúde. A carência de aminoácidos como a taurina e a arginina podem provocar vômitos, cegueira e anomalias nos filhotes.

272 comentários em “Alimentação: Receitas Caseiras para gatos

  1. esta sendo de grande utilidade suas dicas, pois são gatos que jogam em meu quintal, e nunca vem menos de 3 filhotes. quase sempre não conseguimos salva-los da desnutrição, com suas dicas, aumentou mais os sobreviventesmoro perto de uma reserva da DR..consegui construir um gatil e mais um canil este final de ano..graças somente a DEUS..muitíssimo obrigada de coração..

  2. Olá ! Muito obrigada pelas receitas, estou criando SEIS filhotes recém-nascidos que o vizinho retirou do “esconderijo” que a mãe escolheu e ela é muito arisca e não teve jeito de eu conseguir a reaproximação. Eles tinham 1 UMA ! semana quando eu tive que pegá-los e agora estão com duas semanas, estou dando leite em pó para filhotes de gatos.
    Pergunta: Gelatina natural bovina contém taurina? Vi em algum lugar que a gelatina é boa como ingrediente de alimentação caseira para filhotes.
    Que alimento contém metionina? Vit. A e D ?
    Grata,
    M.
    2.

  3. Olá, na frete de casa uma cadelinha ganhou 6 filhotes e eles estão com 21 dias, só que tem uma filhotinha que está bem fraquinha os outros filhotinhos não deixam ela mamar, e ela estã ficando sem força. O que devo fazer não quero que ele morra. Só que trabalho o dia inteiro, tem como traze-la para minha empresa para cuidar dela? Me ajudem….

    Obrigada

    • Tatiana, vc quer saber como alimentar a pequena q nao estah mamando direito? Você pode dá a ela leite de cabra, soja ou o leite pet, que eh o mais ideal na falta do leite da mãe, dar de 3 em 3 horas. Abçs

  4. Sobre o óleo mineral, qual a dosagem por kg de peso vivo? Pois tenho em minha casa, 41 gatos (todos resgatados) de todas as idades e pesos.
    E a receita caseira (cenoura, chuchu e frango), qual a quantidade que dou e quantas vezes ao dia?
    Se puderem responder direto para meu e-mail, eu agradeço:
    amoraosanimaisdf@gmail.com
    Grande abraço,
    Alê Toledo

  5. Olá pessoal,preciso de ajuda!Peguei um gato de rua,Jordão, e depois de um mês percebi que ele estava com dificuldades pra fazer xixi.Então fiquei observando,ele pasou a tentar fazer xixi em todo lugar e quando fazia (depois de secar) ficava uma “areia” fina e brilhosa ,levei ao veterinário que disse que ele estava com micro cálculos e eles estavam emtupindo a uretra do animal.
    Então passarão uma sonda e me deram um monte de recomendações e me endicaram uma ração para esses casos,já que ele não poderia mais comer qualquer uma,o meu problema é que essa ração é muito cara(o nome dela é Proplan Urinary) um saquinho com 700 gramas custa 17 reais.Em resumo eu gasto mais de 100 reais por mês só de ração,o que faz uma falta muito grande no meu orçamento,e ainda tem meu outro gato,Jorge,que esta emagrecendo porque agora só quer a ração de Jordão.O que me causa muita sofrimento porque não posso manter os dois nessa ração e porque Jorge emagreceu muito já que não só quer comer Proplan.Por isso peço a ajuda de vocês,quero mudar a alimentação dos dois com comida feita em casa,por favor me ajudem.Não tenho coragem de jogar Jordão fora,mas também não posso manter ele nessa ração enm deixar meu outro filho sofrer.

    • Zenilda, vc precisa separar a alimetnação dos dois. Colocá-los para comer em locais separados e não deixar a ração Urinary a disposição do outro gato saudável. Não é recomendando dah comida caseira, principalmente ao que tem problema urinário. Abçs

    • Zenilda,quantos anos os seus gatos tem?
      Por que eu tenho um de 9 meses e vou ganhar outro do meu tio,sendo que o outro é recém-nascido e vai precisar de cuidados.
      Eu também quero saber gente que tipo de leite eu devo dar para o meu gatinho recém-nascido?
      Por favor,me ajudem!!!!

      • Oi Naara,meus gatos já são adultos,Jorge tem 5 anos e Jordão (não sei precisar ao certo,pq ele era de rua) mas acredito que seja mais velho que Jorge.Mas já cuidei de 3 gatos recém nascidos,que colocaram na minha porta.Você vai precisar ter paciência porque ele vai estranhar o bico e o leite.
        O ideal é dá o leite comercial próprio para filhotes de gato que é vendido em pets,não é muito caro.Depois de umas 3 semanas ofereça o leite em um parto raso(lembre-se que o leite estraga rápido) e depois que ele fizer 1 mês você já pode começar a dar ração para filhotes amolecida na água morna ou leite, o importante é você observar o ritmo do seu filhote,talvez ele sinta a necessidade de comer mais pastoso antes ou um pouco depois de um mês.No começo vai dar trabalho mais eles aprendem a comer.
        Também pode usar essa receita caseira:

        - Extrato de leite de soja
        - 1 gema de ovo (para cada copo de leite de soja)
        - 5 gotas de complemento vitamínico (ex. Protovit gotas)

        Lembre-se de mante-lo aquecido,prepare um caixa forrada com com jornal e coberta com um paninho fofinho,ele vai sentir falta da companhia da mãe, você pode colocar um bichinho de pelúcia.Mas isso é pra fase inicial,depois que ele estiver esperto lembre de coloca-lo em um lugar que ele possa sair e entrar.
        Ah,leve ele ao veterinário para ser avaliado,tomar vacinas e tirar suas dúvidas.
        Espero ter te ajudado,sorte para você e saúde para seu gatinho!

      • Zenilda, soh um detalhe, gatos são animais completamente carnívoros, então proteína a base de soja pra eles não atende de forma completa suas necessidades, eles não conseguem sintetizá-la, então o gato fica intoxicado e vem a óbito de repente. Na falta do leite pet, pode ser usado o leite integral diluido em água meio a meio, mas o melhor substituto do leite PET é o NAN1. Abçs

      • Zenilda, acho mais fácil você dizer isso pra ela,jah que sabe que é, não? Essa informação que passamos foi dada por um veterinário especialista em gatos. Lembrando que gatos não são cães, então tem alimentação diferenciada, principalmente recem-nascidos, nem tudo que se aplica a cães valem para gatos.

    • Olá Zenilda, tenho um gatinho que também estava com o mesmo problema que o Jordão tem. O veterinário recomendou que intercalássemos carne crua e ração whiskas (na verdade, ele disse que a Urinary era a mais indicada mas vale ouro, né…). Porém, andei pesquisando na internet e passei a colocar chá de quebra-pedra como água para ele e continuei dando a carne crua ou cozida mesmo. Já a ração whiskas, dou somente raras vezes porque além de não ser a indicada, ela só serve para manter o brilho dos pêlos, etc. Há mais de um mês o meu gatinho se alimenta 3 vezes ao dia somente com carne, frango ou peixe e já parei de dar o chá de quebra-pedra e ele nunca mais teve dificuldade em fazer xixi. Boa sorte com o Jordão!
      Yasmin

    • Os gatos tem paladares bem apurados, o ideal seria comprar em poucas qntdades pra ver se ele gosta, até definir que marca de ração dá. Abçs

      • Sempre que se muda a marca da ração de um gato ou cão, nos primeiros dias ele pode ter dor de barriga sim, é aconselhável que a mudança de ração seja gradual, até que somente a nova seja dada por completo.

  6. Olá tudo bem?
    Sou veterinária e adépta a alimentação natural para gatos, devído a problemas de saúde que meus gatos têm com rações.
    Só gostaria de frisar, que gatos não são capazes de retirar (aproveitar) absolutamente NADA de vegetais e grãos. O gato é um animal essencialmente carnívoro, e por isso não consegue sintetizar vitamina A a partir do caroteno por exemplo. Eles precisam do componete pronto, encontrado apenas na carne.

    • Sulena estou preocupada com a ração que estou dando aos meus gatos. Dia 16/06/12, morreu meu gato Leonardo, devido a infeccção urinária, pesava 5.5 KG e 2 anos de idade. Estoru querendo dar alimentação natural como, peixe cozido e desfiado misturado com ração enlatada do mesmo sabor o que vc acha.
      Por favor encaminhe a resposta para o meu e-mail (sandramoraes_bc@hotmail.com) estarei aguardando.
      Bjss!!!!
      Desde já eu lhe agradeço!!!

      • Oi Sandra, existem muitas marcas de ração que são boas para o trato urinário. Proplan é muito boa. Qual a ração que vc dava ao gatinho?

      • a melhor ração do mundo, atualmente, para cães, gatos e gatinhos ORIJEN !! vejam a composição. e o preço é excelente. é fabricada no Canada pela própria empresa que a comercializa. Há já um ano ke estou dando pros meus animais e nunca mais tiveram o menor problema. (eles vieram de canis, um deles vinha com diarreira de sangue, foi um susto)

    • Esse leite soh deve ser usado qndo não é possível de forma alguma conseguir o leite pet ou o NAN1. Ele pode causar dor de barriga sim.

  7. Upacfortaleza,me responda o seguinte,eu vou ganhar um gato recém-nascido e não sei o que dar a ele.
    Pode dar leite desnatado a ele ou tem um leite apropriado para a idade dele?

  8. Gostaria de saber, se o oléo mineral, pode ser dado para todos os gatos de qualquer idade e m~es, tenho duas gatas a Leyah e a Clara, a leyah tenho 8 mezes, e a clara tenho uma d4 ou 5 ate 6 , posso dar ele de 15 em 15 dias mesmo ou nao, porque queria saber, se tem um fachetaria serta ou pode ser dado a qualquer idade de um gato^^?.. obrigada pela comtribuiçao..

    • Olá, o óleo mineral deve ser usado apenas em gatos com problemas por conta da ingestão de pêlos. Não há necessidade de usar constantemente e a dosagem é bem pequena. Nessa idade eles podem tomar sim, mas não há necessidade da constante utilização.

  9. Boa tarde, eu tenho uma dúvida. Tenho 23 gatos, nenhum filhote, o mais novo já tem 1 ano. Só dou ração Whiskas de carne e junto a Especial Cat de carne ou mista. Tive um gato que morreu por causa de problemas renais, sendo que o veterinário recomendou dar só Royal Canin Urinary (não sei se é assim que se escreve). Tive 3 gatos que tiveram infecções e obstruções do canal da urina (todos machos) e agora estou com um gato cujas pedrinhas não querem sair do canal e preciso passar sonda todos os dias. Isso judia muito do gatinho. Como eu tenho 23 gatos é praticamente impossível comprar 45Kg de ração dessa Royal, pois é 35,00/Kg, por baixo! A Whiskas parece que não está ajudando também mas não posso dar só ela, visto que custa quase 100,00/10kg. Eu teria que gastar cerca de 400,00 por mês com ração. Isso também está longe das minhas possibilidades. Não posso dar nenhuma outra ração porque isso praticamente mataria meus gatos com problemas renais, se é que não causaria outros danos a todos. Eu pretendo partir para uma ração caseira adequada para gatos, de custo razoável por mês, até uns 200,00, e que seja viável de fazer de 3 em 3 dias, no mínimo, para todos os meus 23 gatos. Gostaria de saber se tem alguma sugestão. Estou pensando em pegar: Meio quilo de carne moída (ou peixe desfiado,ou frango desfiado), Meio quilo da abóbora Meio quilo de cenoura ou beterraba
    Um molho de espinafre batido no liquidificador Duas xícaras de arroz integral e cozinhar, ou colocar estes legumes e verduras em polenta com a um pouco de Royal moída (porque daí eu posso comprar 1 pacote), junto, ou até mesmo Whiskas… qual a sugestão de vcs? Estou desesperada para salvar meus gatinhos. Não quero mandar amputar o pênis deles como sugeriu o veterinário.

    • tenho 22 gatos e tive o mesmo problema gastei muito com ração e veterinario que não sabia o que fazer ate o dia que achei um anjo de veterinaria que não pensar so em dinheiro dois foi operado o restante eu separo e dou ração ração golden gatos frango sem corante ate hoje nenhun apresentou problemas compro o saco de 10 k po 75 reais mais sóndo para os gatos que apresentarão problema espero que ajude.

    • carol parar ja de dar whiskas, para seus gatos esta raçao é horrivel, principalmente se tratando do sistema urinario do gato, para os gatos que ainda nao estao doente dÊ GOLDEN GATOS é da premier pet. é otima e nao da calculos e tbem nao é muito cara, aqui na minha cidade, 10 kg custa 80,00, e os outros ja doente é importante dar a urinary pelo menos por um mes.

    • A ração Whiskas contem muito sódio,por isso seus gatos estão com problemas urinários. Dê Golden ou alguma outra que possua menos sódio.

  10. Oi Carol,meu gato também teve problemas de obstrução por causa da whiska,se eu fosse você não daria nunca mais essa ração para meus filhotes.Passei a usar a ração Royal Canin Urinary,depois descobrir outra que serve para impedir que o gato tenha o mesmo problema que é mais barata,o nome dela Proplan Urinary e é da Purina ( http://www.purina.com.br ) vai no site,tire suas dúvidas!A ração é muito boa,faz o gato beber mais água e meu gato nunca mais teve problemas.
    Já tentei fazer comida caseira com carne,fígado etc… faz trabalho o dia todo e meus gatos não gostavam quando a comida era do outro dia(mesmo aquecida no microondas,porque eu fazia para 2 dias colocava em potes e deixava na geladeira.Pergunte a veterinária dos teus gatos sobre essa ração,se ela não souber procure outra.Infelizmente mercenário tem em toda profissão,alguns desses profissionais recebem dinheiro para indicara a ração mais cara,tire como exemplo a Whiska que é uma M_ _ DA ,só serve para deixar os gatos doente ,contudo ainda é vendida em todos os Pets!!!!

  11. Oi Zenilda! Obrigada pela atenção e pela informação. Eu ouvi falar dessa ração Proplan, da Purina, mas não cheguei a experimentar dela. Vou verificar aqui com as casas agropecuárias e Pet Shop’s a questão do preço/kg. Se eu fosse escolher, daria mesmo só ração, porque é mais cômodo e mais higiênico, os potinhos deles ficam mais limpos e não criam os fungos que os alimentos deixam em potes de plástico. Meu gatinho que está internado fez a cirurgia de retirada da uretra e graças a Deus passa bem… depois de quase vir a óbito. Nem dormi. Mas agora, não quero mais passar por esse desespero de novo. Vou procurar essa ração Proplan, espero que eu possa custear essa mudança de ração e também que meus gatinhos fiquem livres de sonda, cirurgias, antibióticos em função de problemas no trato urinário

  12. Que bom Carol,melhoras para o deu gato!
    Eu imagino como você deve estar feliz,também passei por dias de assim.Espero que fique tudo bem com seus gatinhos!!!

  13. OLA, upacfortaleza .
    gostaria de saber se para gatos filhotes de aprocimadamente ums 1 a 3 meses, pode ser dado leito comun alem de rasão para filhotes, e se poder.
    o leite deve ser de que tipo, e pode ser dado morno ou frio…?

    • Waneça, o leite comum não eh mto aconselhável pois pode causar diarreia, se o animal já come ração, vc pode complementar a alimentação com ração em lata. Para os bbs mais novinhos, 30 dias, vc deve dah leite pet ou NAN1, o integral pode ser usado, mas diluido em água em igual qntdade. Vc deve dah o leite em temperatura da pele, igual como eh dado para bbs humanos.
      ABçs

  14. é porque eu tenho uma gata quaze adulta em caza, e eu tinha uma amiga dela tambe, mas mas nova.
    mas onte ontem elel, dezapareceu e estou preucupada, ja temtie procurala, mas nao a emcomtro..
    se passar muito tempo tenho que me conformar, injustamente, e terei que adotar um outro amiga, para minha gata poiz sei que, é melhor ter 2 gatas paar um fazer conpania para o outro^^. e gostaria de saber que tipo de comida, o amiga d aminha gata poder comer. ele tera umas 1 mes e meio a 2 e meio…
    obrigada pela contribuição^^.. biejos( e adimiro muito seu trabalho)

  15. Vc sabe se essa receita (chuchu,peito de frango,cenoura,couve)serve pra ajudar o gatinho com problemas urinários? dou a ração royal urinary, mas como é cara, qeria intercalar a alimentação dele com essa receita,será que faz mal?!! aguardo reposta

  16. Olá, vendo os comentários sobre alimentação dos gatos resolvi contar a minha experiencia com a ração Golden gatos de frango. Já fazem dois anos que meus bichos não ficam com cristais na urina, a ração é ótima e o preço bem razoável.

    • Bianca, eh bom evitar, mas em ultimo caso vc pode diluir metade da quantidade em água e dah. O leite ideal para substituir o da mãe, eh o leite pet ou NAN 1.

  17. Olá pessoal desculpe a demora para responder. A ração Golden é da Premier pet aqui em São Paulo nós pagamos mais ou menos 75 reais o pacote de 10 quilos. A ração é otima e meus gatos nunca mais ficaram doentes. abraços a todos.

  18. Encontrei um gatinho de aproximadamente 2 meses e queria engorda-ló rapido porque ele esta muito magro e precisa estar bonitinho para alguem adotar…queria alguma receita para o filhote engordar rapido.Já tenho 3 animais em casa,dois cachorros e um gato e nao posso ficar com mais um gatinho porque moro em apartamento.Me ajudem por favor,obrigada!

    • Yasmin, tenha paciência que com alimentação adequada logo ele terá seu peso normal. Gatos adoram ração em latinha, vc pode acrescentar a ração seca. Qndo estiver bem e saudável nos envie fotos dele que ajudamos a doá-lo.

  19. eu crio minha gata na coleira,e queria saber se isso pode prejudica-la,pq quando eu a solto ela só fica corremdo pra lá e pra cá Ñ fica q nem os gatos normais:quietos e preguiçosos.

    • Sophia, nenhum animal gosta de viver preso, gatos tem por instinto o desejo da liberdade, subir, descer, correr. Sua gatinha tem muita energia e precisa gastá-la, é um sinal que ela é saudável e quer curtir sua juventude. Nem todos os gatos são muito quietos, isso depende do temperamento do animal e da idade dele tb. Brique com sua gatinha até ela gastar todas a suas energias, faz parte do convívio com gatos vê-los correr pela casa, subir nas coisas, não deixe ela desperdiçar essa momento. ABçs

  20. Olá! Adotei uma gatinha de 3 meses deficiente física. Ela está muito abaixo do peso ( 400 gramas). Como ela não anda e não consegue ficar com a cabecilha firme, tenho que dar comida com seringa de insulina. A vet. Mandou dar leite, Recovery, vitagold e até aquelas papinhas de bebê industrializadas. Porém acho que ela enjoou da Recovery e está sendo uma luta dar comida para ela. Além do mais, o pelo do rosto está caindo todo. Estou muito angustiada de ela estar sentindo alguma coisa, embora não reclame. Quantas vezes ao dia devo dar comida para ela? Tem algum problema complementar a alimentacao com mingau sem açúcar? O leite que dou a ela é ou desnatado ou integral com água, está certo? Estou sem dinheiro pra leva-lá na vet novamente ( fazem 2 semanas que ela foi), e fico preocupada com a demora do ganho de peso, pq ela só poderá tomar vacina, vermifugo e pensar em tratamento quando ganhar peso e tiver hidratada ( segundo a vet) gostaria de ajuda. Obrigada e parabéns pelo blog.

    • Elissandra, mas vc tem direito ao retorno na veterinária, em até 30 dias. Qual a idade da gatinha? Não sei se ela pode comer outro tipo de latinha, mas vc pode ver com ela a latinha A/D da hills, q tb eh usada para animais em tratamento, desnutridos, sendo q da marca Hills, e eh muito bem aceita pelos bichanos. Veja a possibilidade de levar a gatinha no retorno com a veterinária e veja o que ela acha da Hills. Não sei se eh legal dah mingau, pode dah diarreia… geralmente vc pode alimentá-la 3 vezes por dia ou enquanto ela quiser. Eh comum demorar para ganhar peso sim, tenha paciência. O importante eh ela se alimentar bem.

      • Então, mais o problema é que adotei a gatinha em Hortolândia, interior de São Paulo e foi lá que ela passou no vet, e eu moro na Capital e não tenho carro. A gatinha tem 3 meses e a vet nem vacina quis dar porque segundo ela, a gata estava muito fraca. Então ela ainda por cima não tomou nenhuma vacina e au dei vermifugo (licor de cacau Xavier) que me disseram que era bom, porque fiquei preocupada em ela nem tomar vacina, nem vermífugas, pois embora não conviva com outros animais e está no apartamento, ela conviveu 1 mês e meio com a mãe que era uma gata que pintou no quintal da minha mãe só para dar cria, tanto que ela tinha pulgas e nem isso a vet deixou eu tratar eu dei banho por conta própria com sabonete antipulgas, pois embora ela tivesse poucos, como não se move muito não conseguia se coçar e era um sofrimento. Tanto, que levei ela em 3 vet diferentes e só no último, que foi em um hospital vet. Em campinas que fomos melhor atendidas. Estou perguntando da alimentacao, porque estou preocupada em ela não tomar vacina e porque, embora tenha iniciado o tratamento alimentar intensivo há 2 semanas não acho bom ela ficar sem vacina, sei lá tenho medo. Perdi alguns cachorrinhos por virose pq era criança e não sabia disso. Fiquei com trauma até pq ela já sofre tanto em não poder andar…. Bom, de qualquer forma, ela fez 3 meses e hoje ganhei um pouco de leite Nan 1 para complementar a alimentação dela. Obrigada pela resposta.

      • Elissandra, não se preocupe com as vacinas, isso vc ver soh depois, ela não tem condições de ser vacinada se estah fraca, se vc a vacinar ela pode morrer. Se ela estah num ambiente sem outros gatos doentes, não tem acesso a rua, vc não tem pq se preocupar com vacinadas. Cuide da alimentação que eh o mais importante agora, ok? Nem vermifugar eh bom pq pode baixar a imunidade. Estamos na torcida pela recuperação da pequena, manda fotos dela pra gente.Abçs

  21. Ola, estou com uma gatinha, estava abandonada na rua, nunca tive gatos e estou perdida com essa nao sei o que dar de comer, ela nao quer comer raçao e só quer leite, sendo que o leite esta dando diarreia, como faço pra ela parar com o leite? e como achar uma raçao pra ela? ja tentei varias mais esta complicado… ela é bem novinha, nao sei quantos meses ela tem mais aparenta 1 mes… alguem pode me ajudar ?

    • Jenifer, tenta dah ração em lata, se ela não conseguir comer, vc deve usar leite mesmo, mas o pet ou o NAN1, assim ela não terá diarreia. Se ela estiver mto magrinha, ela pode estah com alguma infecção, talvez seja bom levar logo ao veterinário para que ele passa a medicação.

  22. olá, adorei o blog, estao de parabens! Tenho 8 gatos, 3 adotados no pet shp e 5 resgatados da rua. Dentre eles tenho uma gata de 1 ano que esta gravida e prestes a dar a luz e, faz uns 3 dias que da vagina dela está saindo uma melequinha amarelada…..estou preocupada pois nao sei se isso é normal. Aparentemente ela está bem, esta comendo, bebendo e até brincando normalmente. Quais são as recomendações para este caso?
    Me ajudem por favor.

  23. Então minha gatinha morreu a umas dua semana, e o meu outro gato esta aparecendo com sintomas muito paracidos com os que ela morreu,porém ele esta comendo pouco ,mais esta.mais emagreceu muito era uma bolota…….o que faço ?
    será que é falta dela,por isso ele está tão triste….????/

    • Monika, provavelmente ela estah doente e precisa urgente ser levado no veterinario, pois gatos são muito frágeis, 3 dias sem comer jah eh fatal pra eles. Leve seu gatinho logo ao veterinário, na uece tem o Dr Reginaldo, especialista em felinos.

  24. Ola !! A gata parou de dar leite acho q pq morreram dois gatinhos… e sobrou um, e este está sofrendo… ele tem 2 semanas de vida, comprei o Nestrogeno 1 qual a forma mais adequada de preparado para se dar ao gatinho e qual a quantidade que devo dar durante o dia?

    Agradeço desde já a sua resposta!!

    • Matheus, a forma de fazer o leite vc pode usar a mesma que vem no frasco explicando. A qntd depende de qntos dias ele tiver, mas geralmente nas 2 primeiras semanas, eh em média 2 a 3ml por mamada, vc pode dah 3 a 4 vezes por dia. Boa sorte!

  25. Olá, minha gata teve 4 filhotes um deles não quer mamar e fica miando a toda hora.O que eu faço?Sera que ele tem algum problema?

  26. Grata pelas receitas. Muito úteis para meus amadinhos. Quanto ao óleo, prefiro utilizar o de oliva ou outro óleo vegetal, já que o óleo mineral forma uma camada no intestino que dificulta e até mesmo impede absorção de nutrientes lipossolúveis. Tenho este problema pois fui tratada na infância com muito óleo mineral. Soube muito depois do estudo médico que comprova esse problema.

  27. Adotei uma gatinha bebê que eu a alimentava juntamente com a sua mãe numa casa desocupada, infelizmente após receber um chute de um humano no abdomem,sofreu uma lesão na coluna e as pernas traseiras param de funcionar e ela ficou como se estivesse paraplégica, mas eu a recolhi e percebi que ainda havia sensibilde nas patas. Fiz um tratamento com antiinflamatório e ela voltou a andar, mesmo que de uma forma digamos meio que “dessengonçada” como se um carro levasse um reboque atrás. Mesmo desta forma brincava muito e ficamos (eu e ela) mmuito feiizes. Tenho muito cuidadocom ela e todos os lugares onde ela pode saltar, eu coloco embaixo colchões de espuma para amortecer o impacto do salto. Infelizmente agora quase tês meses depois, ela voltou a apresentar o mesmo quadro, como se estivesse paraplégica. A minha pergunta é: 1- será que ela vai ficar constantemente tendo recaídas assim? 2- ou será que foi porque precisei levá-la comigo para uma outra cidade e embora a levasse no colo com muito cuidado, precisamos tomar dois ônibus que deram muitos tombos. Teria os tombos mesmo com ela no colo, afetado a lesão da sua coluna?
    Agradeço antecipadamente,

    • Ozana, eh dificil dizer, o ideal era ela ser examinada por um veterinário. Mas o que tudo indica, eh q ela estah sentindo dores novamente e por isso não estah andando, ela pode ter se machucado novamente, como vc falou. Veja se vc consegue levá-la a um veterinario. Abçs e parabens por ajudá-la!

    • Priscilla, ele ainda eh mto novinho, mas vc pode começar a oferecer ração em latinha, pra ver se ele jah consegue comer. Vc não pode forçar, se ele jah estiver pronto pra comer, ele consegue.

  28. Bom dia! Tenho uma gatinha siamês de 3 anos, ela sempre comeu whiskas, mas depois de um tempo ela começou a se sentir mal, então troquei para whiskas supreme para ela não sentir tanto a mudança. Ela já come essa ração a mais de 1 ano e a 3 semanas atrás ela começou a vomitar, ficou com aquela pelezinha do olho para fora e muita diarréia. Levei ela no veterinário, fizeram exames, ela não está desitratada e a veterinária pediu que ela tomasse durante 5 dias 1 1/2 comprimido de Giardicid, 1 gaviz em jejum e durante 7 dias probiótico, eu achei que ela deu uma melhorada, o olho voltou ao normal, parou com os vômitos, mas a diarréia persiste, durante essas 3 semanas tenho levado ela ao veterinário para eles verificarem se ela está bem, fizeram exames de sangue e estava tudo bem, a veterinária pediu exames de fezes, na 1º amostra ela disse que estava tudo bem, pediu uma 2º amostra e pediu para continuar com a medicação, mas até agora não descobriram nada, estou achando estranho, mas cada vez mais tenho certeza que é a ração, eu verifiquei se o lote estava vencido, comprei em outro local, mas a diarréia continua, o que eu posso fazer para parar essa diarréia?

  29. Me Mudei a pouco tempo para uma casa,onde eu moro tem muitos gatos da rua um dia eu cheguei em casa a noite e vi 4 gatinhos novinhos de baixo do meu tanque,e ai minha mae me disse para eu deixar la e nao mexer,ok mais nao resisti de colocar comida e agua pois fiquei com muita dó dessa gatinha ela era arisca nao podia ver nós que corria um dia quando minha mae foi olhar eles estavan dentro de uma sacola de cimento minha mae resolvel tirar e forrar um paninho até que ela nao se importava e parecia que estava adorando,ela é da raça siames morria e medo da gente um dia um vizinho perguntou se ela tinha dado cria aqui em casa nois dissemos que sim ele disse que o pessoal que morava na casa dele deixou ela e que ela dava cria lá sempre e todos morriam sempre, depois de uns dias os gatinhos amanheceram mortos logico que nao pensei que foi ela mais depois descobri que por la ter muitos gatos principalmente macho mataram pois o tanque é no quintal dos fundo. tadinha depois disso ela vivia miando,mais até que outro dia eu peguei um pedasso de carne e fui jogando uns pedacinhos para ela ver que era comida até que fui jogando perto de mim e ela foi se aproximar até e ela acustumou com nois agora eu só dou uma raçao chamada tio gil parece. ela adora e nunca passou mal, mais eu nao sei se ela é boa será?e tambem queria saber sera que dou as injeçoes nela pois nao sei se ela levou quando era pequena pois precisa dar nao é ?assim e ela ja entrou no ciu de novo e ja esta gravida e onde eu moro nao castra pois é no interior de natal e daqui para uma cidade da mais ou menos 15 miné melhor da a injeçao?.sera que ela ficaria no carro eu nunca peguei ela no colo tbm tenho medo dela nao gostar ainda mais gravida .

  30. Olá,e obrigada pela resposta vou ver se acho esta raçao.eu tbm gostaria de saber se é bom dar banho em gatos eu nunca dei na minha gata mais dizem que é bom pois o banho com a lingua é só uma parte da higiene dos gatos?

  31. Obrigada pela resposta.e queria que voce se possivel desse uma lida no texto que escrevi antes deste e me respondesse umas perguntas que fiz se possivel dez de ja eu agradeço!

  32. minha gatinha teve filhotes eles estao hoje de 9 dias e a mae deles nao come raçao e sai pra cacsar e os filhotes ficam chorando muito o que eu faço

    • Vc precisa complementar a alimentação deles, com leite Pet ou NAN1, não use outro tipo de leite. Qndo os bbs estiverem com 45 dias vc deve fazer a castração da gata, conseguimos a preço mais acessível.

  33. oi gostaria de saber,se depois do parto a gata pode ter recaida, qual e´o sintoma.Minha gata deu cria no dia 12.09.12 faz +ou-4 dias qe ta parece descadeirada,se poder me ajudar agradeço.moro em Santa Vitoria do Palmar RS

  34. Olá, recolhi uma gata prenha e ela teve 7 gatinhos no dia 30/09/12.Desde então a gata está com diarréia, sei que pode ser por ela ter comido todas as placentas mas é normal ficar tantos dias assim com diarréia?O que posso dar pra ela?

  35. ola preciso de ajuda..tenho dois gatos filhotes tem dias de vida …e todos os dois notei que esta com diarréia esta soltando um liquido amarelo e evacuando um pukinho de sangue…já hoje as fezes estão verdes o que faço?um não esta mais mamando…devo dar nan 1 mesmo ele estando com diarreia??porque por esta doente não consegue comer…mim ajuda qual antibiotico devo usar?? porque ele ate emagreceu..mim responda urgente.por favor!!

    • eles são muito novos pra usar antibiótico, mas as vezes eh preciso tentar, veja o flotril, agora a dosagem eh menos de 1/4 do comprimido….

  36. ola terá alguma complicação em algum modo se eu der leite integral em pó para o meu gatinho ele começou a caminhar faz muito pouco tempo e no momento ele esta sem a mãe.
    A e mais uma dúvida é verdade que se ficar muito com gatinho novo no colo ele pode ficar doente de alguma forma?
    A e Parabéns pelo site adorei tirei algumas duvidas importantes mas por fora era só isso que eu precisava de resposta ta
    bjks!!!

  37. posso dar vermifugo para a gata mesmo ela estando amamentando? se vc mim disser que pode vou logo providenciar isso…e mais uma vez obrigada sou grata por vc mim ajudar e ajudar tantas pessoas que precisam..que deus te abençõe grandemente tens um bom coração.tô bastante feliz por achar pessoas assim como vc que hoje em dia é raridade.super beijooo.

  38. ola graças a vc dei o remedio de verme ao gatinho e a mae..saiu tanta verme…que mim arrepiei toda rsrs.só que ele ta vomitando muito e as fezes estão verde claros…ainda não comprei o flotril to esperando um dimdim sair para comprar..isso é devido ao remedio de verme que eles tomaram? a mae ta sossegada mais o gatinho ainda vomita será que foi o remedio de verme que dei a mae .porque quando ele ingere o leite da mae em meia hora ele vomita tudo??bjus.

    • Ow tadinhos Edizia… pode ser sim, por conta dos vermes o vômito, a medicação passa pelo leite da mãe, mas como ele deve estar com mtos vermes, ele tem essas reações… vamos torcer para ele ser forte. Não tem problema dah o NAN1 não, pode continuar.

  39. Oi, meu gato tem aproximadamente 9 meses, e está com diarréia faz um tempo já, eu não sei mais o que fazer, pq não consigo levá-lo ao vet agora =/ troquei a ração aos poucos pra ver se era culpa da ração antiga mas não resolveu. Eu to apavorada e preciso saber o que fazer pra ajudar meu filhote

  40. Upacfortaleza. Bom dia! vi esse blog de vocês, todo as as criadoras de gatos acima estão desesperadas, como eu , estou com um gatinho doente, já levei a veterinária, está sendo medicado, mais encontra-se muito debilitado, ela passou como alimento a latinha de AD, ele engole, mais forçado, não quer comer nada, vi essa receita, para gatos debilitados, posso dar em que quantidades para ele? Pois estou gastando muito com medicamentos, exames, inclusive com alimentação. Além dele tenho mais 22, a maioria resgatado, também vi, que a whiskas, não é uma boa ração, minha gata mais velha tem quase 5 anos, e sempre comeu a filhote, aliás, todos eles, não querem mudar, já tentei, mais agora vou mudar mesmo, fiquei apavorada, estou com medo que o meu gato(Lion ) esteja doente por causa disso . um grande abraço a vocês, e parabéns, me ajudem, me respondam por imail, aguardarei, grata

    • Conceição, não sei a qntdade diária q vc deve dah, mas vc pode dah sim, o importante eh o gatinho se alimentar para não ficar fraco.

  41. Olá,Minha gata esta gravida e ja esta perto de ganhar os filhotes,eu nunca levei ela ao veterinario pois ela estranha todo mundo que ve e por eu tirar ela da rua ja grande nao sei se ela resebeu algum tipo de injeçao quando pequena(pois fiquei sabendo que ela era de um vizinho) entao gostaria de saber se eu dou as injeçoes ou deixo ela assim mesmo?e tambem gostaria de saber depois de quantos dias pode dar a injeçao para ela nao ter mais filhotes? e de quanto e quanto tempo posso tar dando? pois moro no interior de natal e aqui nao castra e a cidade mais proxima da uns 15 min.desde já agradeço!

    • Vanessa, se a gata jah tiver cruzado, vc tem q esperar os bbs nascerem. Depois de 2 meses q os nascerem e jah tiverem desmamado eh q vc pode dah o anticoncepcional(intervalo de 4 meses das aplicações), apesar do seu uso não ser recomendado. Qndo puder, procure se informar das castrações próximas a sua cidade.

  42. Obrigada!mais eu acho dificil pois nao tenho tempo para me informar,mais posso tentar.Como eu nunca tive uma gata só chachorro gostaria de saber mais ou menos quanto custaria uma castraçao?e se é verdade que as injeçoes pode causar cancêr no animal?

  43. ola estou aqui novamente para lhe dizer que estou muito feliz..o gatinho esta super bem..lindo,gordinho e esta comendo bastante rsrsr.brinca toda parte do tempo.obrigada por ter mim ajudado ..que vc continue ajudando mais e mais pessoas que precisam..super beijoo.ahh!! olhando comentário acima ..a minha gata estava no cio..ae a veterinaria disse para dar injeção anticion na gata porque senão náo poderia fazer a cirurgia de castração.passou-se duas semanas depois do cio eu apliquei e dia 26 levei ela para fazer esterilização.hje faz 4 dias que esta operada…mais esta teimosa e passa a lingua o tempo toda no local da cirurgia coloco rifocina no local e ela tira tudo..o que faço…mim diz se por ter aplicado a injeção so uma vez ela terá problemas?? corre o risco dela abrir os pontos?? bjus.

  44. Amanhã vou adotar um lindo gatinho ele chamar-se-á Bento, filho de (russo Azul) Gostei muito de sua atenção e vou passar a tirar muitas dúvidas quando for necessário.

  45. eu preciso de um socorro rapido…minha gatinha foi atacada pelo meu cahorro por um descuido de minha filha…ele abacanhou ela pelo meio..mas cori e consegui tirara-la da boca dele ..mas ela ficou meio debilitada…leveio ao Vet.e ele fez todod procedimento e me disse que no geral ela estava bem..mas prvalvelmente estav a com dor e aplicou uma injençao e me disse que ela iria dormir…mas se no outro dia ela amanhece mal era pra eu voltar pra fazer um ultrassom…bom ela amanheceu melhor…levantou comeu…e fez xixi..mas um pouco apatica…bom achei que ainda era o efeito do remedio..mas com o passar do dia percebi que ela nao bebeu mais agua epouco brincou… dormiu quase o dia inteiro…e agora ta bem magrinha ..come pouco nao toma agua e nem faz xixi..só coco ..vcs tem como me ajudar??

  46. Olá gostaria de saber o que eu posso dar para os filhotinhos eles tem 12 dias ,e acho que o leite da minha mãe secou ,e a quantidade que tenho que dar para eles ?
    obrigada PRI SECRET

  47. Oi, tenho uma gata que tem 8 anos e tem câncer de mama e ela está ultimamente sem apetite, o que você indicaria para eu dar para ela comer.

    • Helena, antes de se preocupar com a alimentação dela, eh preciso ver o motivo dela não querer comer. Se ela estah com cancer, deve estar sentindo dores, por isso nada q vc oferecer ela vai querer comer. Levá-la urgentemente a um veterinário para que ela inicie logo um tratamento. Cancer tem cura.

  48. é o seguinte: estava com uma gata que precisava ser castrada…so que estava no cio ae a veterinária mandou aplicar um anticion nela porque ela no cio não poderia fazer a cirurgia….apliquei a injeção como ela indicou.gostaria de saber se ela terá algum problema?? porque a mesma mim disse que aplicado uma vez não teria problemas…so não poderia repetir mais..gostaria de saber se isso é verdade?? porque dizem que essa injeção da cancêr?? fikei preocupada…ela foi castrada e passa bem…aguardo resposta.

    • O uso continuo de anticoncepcionais em gatas e cadelas pode causar câncer sim. Se a gatinha já estah castrada não há o que se preocupar.

  49. meu gati tomou por algumas vezez leite de vaca e ai que começou….uma diarreia terrivel ele ficiu mas ou menos uma semana sem comer nada ..so bebendo agua …ele secou ta so os ossos. de uns dias p ca ele voltou a comer pouquinho….mas continuou seco ….ai ele roubou um pedaço de bolo e ficou muito pior….to cm medo dele morrer…meu marido so quer dar sardinha cm arroz mas axo q isso n vai ajudar..viu tentar assa receita p ver se funciona ….obrigada por tentar ajudar ..os nossos animais ….

  50. Ola eu tenho um gato e ele esta meio que fraco pq eu tenho medo de soltalo e ele morrer atropelado só que ele ta com um pouco de dor na bariga ele quer comer umas ervinhas que tem no lado da minha casa só que agora tão construindo uma casa e as ervinhas morreram oque eu posso fazer para que pare de doer a bariga dele e que eu não precise soltalo? por favor se alguem tiver alguma solução por favor comente nos comentarios!

  51. Olá,estou aqui para tirar uma duvida pois como eu ja disse nos comentarios minha gata eu tirei ela da rua e nunca levei ela ao veterinario,pois ela é muito assustada e estava esperando filhotes hoje vai fazer 3 dias que ela ganhou os filhotes nasceram dois e eu tenho medo de que ela e os filhotes fiquem doentes ou alguma coisa do tipo,pq hj eu percebi que ela estava espirando e o narizinho dela estava sujo sera que pode ser alguma coisa mais séria ou só um resfriado???desde ja agradeço a compreençao e adimiro muito o seu trabalho!

    • Vanessa, se ela estiver com secreção ela pode estar com alguma infecção respiratória e daí vc precisa levá-la ao veterinário.

  52. Olá. Este leite para gatinhos é realmente muito bom. Meus gatinhos de 3 semanas q foram abandonados sem a mamãe estão muito bem graças ao leite. Estão bem saudáveis meus bebes. *-*

  53. Olá,

    Estou com um filho de um pouco mais de um mês que está com diarréia. Estou alimentando-o com ração para filhote, cerca de 50 gramas por dia e água fresca sempre a disposição.

    Assim que ele foi separado da mãe percebi que as fezes estavam ‘durinhas’.. Mas depois de comer um pouco de ração para gato adulto, e um pouco de leite bovino (logo removido da dieta), as fezes ficaram ‘moles’ e a frequência de ‘idas a caixa’ aumentou.

    O que posso fazer para melhorar o quadro?!

    Grato

    • Jose, se o gatinho soh tem 1 mes ele não pode comer ração p gato adulto nem leite, alias, o leite de vaca não eh aconselhável em nenhuma idade. O gato soh deve comer ração para gato adulto depois dos 8 meses de idade.

  54. ESTOU CUIDANDO DE 3 GATINHOS QUE NÃO MAMARAM NA MÃE E FICARAM 3 DIAS SE MAMAREM , POIS UM CÃO COMEU A MÃE. UM DELES MORREU COM MUITA DIARREIA PQ DEI UMA MISTURA COM LEITE DE VACA. SÓ AGORA CONSEGUI UM LEITE ESPECÍFICO PARA GATOS. SÓ QUE OS GATINHOS ESTÃO COM DIARREIA E EU ESTOU COM MEDO DE PERDE-LOS, TAMBEM ESTÃO COM CÓLICAS E COM A BARRIGA ENXADA. ME AJUDEM???

  55. Olá, meu gato está com calculos renais, o veterinário indicou a tal da royal canin urinary, eu vou dar sim… mas ele falou que é a vida inteira… eu andei pesquisando e ví que essa ração deve ser dada no máximo por seis meses… você poderia me dar sua opinião?

    • Aline, geralmente o consumo da ração deve ser continuo e pode ser associado com alguma outra dieta que o veterinário passar. Melhor confiar na orientação do veterinário.

  56. Boa tarde, estou com um problema sério em casa, tenho um gato de aprox. uns 5 anos em casa que sempre foi o ” rei do lar “, ele sempre se alimentou muito bem, nunca me deu nenhum tipo de trabalho, até que eu achei duas gatinhas filhotes na rua e trouxe para casa, as duas estavam muito doentes com clamídea e precisam de muita atenção, mas mesmo com tantas dificuldades em ralação a tempo e dinheiro, não deixei de cuidar e mimar ele, o problema é que agora ele está estremante agressivo e não está mais se alimentando bem, está difícil para ir no vet agora, porque gastei muita grana com as gatinhas, mas estou com medo de que não seja uma coisa passageira e que possa afetar a saúde dele . Amo muito meus gatos, e não quero nada de ruim para eles ! Se puderem me ajudar serei eternamente grata, tenham uma ótima tarde, desde já agradeço ! Beijão Amália Mariana

    • Amalia, ele estah estressado com a presença das novatas, mas isso vai passar. ANtes disso, vc precisa tentar separar ele delas, para o estresse dele diminuir e ele voltar a comer. Eh importante dah atenção e carinho a ele para ele não achar q foi “trocado” pelas novatas.

  57. Meu gatinho está pálido e sem apetite. Passou o dia inteiro dormindo. Fui ao veterinário e ele viu que ele não está com febre e que não viu nada de diferente quando ele apalpou, também não apresenta vomitos. Porém está com estes sintomas que disse, palidez, falta de apetite, dorme o tempo todo, nao está nem fazendo xixi e nem bebendo água….O que pode ser? estou preocupada.

  58. Upacfortaleza muito obrigada pela ajuda, essa semana passei bastante tempo com ele, que já está comendo bem melhor ! O que acha sobre aqueles suplementos vitamínicos que encontramos nas Pets ? estava pensando em dar para ele, para ver se ele pega um peso porque ainda está muito magrinho ! Você costuma dar ao seus gatinhos ?! Obrigada, tenha um ótimo natal e um Feliz ano novo ! <3

  59. Oi, minha gata, quando teve a primeira cria, ela teve pouco leite para oferecer para os gatinhos, e ao passar dos dias eu vi que ela gemia muito ate que percebi que os filhotes tinham mastigado o bico do peito dela, então cuidei de todos os filhotes e eles ja estavam grande não tive mta dificuldade, como sarou o peito, ela não teve mais o bico do peito e quando ela cruza que tem os filhote sempre morrem porque não tem como oferecer o leite aos bichanos, e hoje ela so tem 1 peito com bico, e agora eu to com um gato recem nascido desnutrido, ele respira bem, então vou fazer essa receita dai de cima que voces citaram, e eu fiz para ele clara de ovo batido com leite, tudo em pequenas doses, e o leite não muito forte, ate agora ele resistiu, ele tem chaces de sobreviver?

  60. Minha gatinha siamesa tem 11anos , tem gastrite e ja teve problema urinario. Ela come royal canin gatos exigentes pq a renal ela não aceitou. Acontece que ela esta magrinha. Come 3 ou 4 grãozinhos varias vezes ao dia.Quando ela come menos, dou uma dose de Glutamax receitado pelo vet dela. O que eu posso dar a ela para que fique mais fortinha, engorde ?Tem alguma vitamina, uma dieta caseira? Ela sempre foi muito chata para comer e agora esta pior. Por favor, me ajudem!

    • Oi Dora, realmente desconheço pq problema renal é complicado pq o animal não pode comer mta carne… vc pode ver com o veterinário uma ração renal de outra marca, pq essa da royal muitos animais não gostam mesmo. Pergunte a ele se vc pode dah comida(sem nenhum tempero, nem sal), tipo uma papinha com peixe, arroz, cenoura ralada… eu fazia isso com uma cadela com insuficiência renal que cuidava, pq ela tb não comia a royal.

  61. olá,
    a minha gata deu cria na segunda-feira ( 14/01/2013) e nasceram apenas dois gatinhos! pensei que os outros pudessem nascer no dia ou na noite seguinte so que não, e a barriga dela diminuiu um pouco mas nao a ponto do que era antes, eu acho que ainda deve ter algum gatinho la dentro… mas ela esta agindo normal, cuidando direitinho dos que nasceram e ja esta se alimentando direitinho, ate o aspecto dela esta melhor… mas mesmo assim estou preocupada com a possibilidade de ter outros gatinhos dentro dela! o que devo fazer?!

    • Kariny, a gata fica um pouco inchada ainda, mas vc precisa observar se ela estah bem, se tem algum sangramento pela vagina, e tiver levar ela imediatamente ao atendimento veterinário.

  62. olá o que é bom para uma gatinha de + ou – 12 dias evacoar?
    eu to dando Nan para ela, faço a massagem direitinho na barriguinha dela, mas tem 3 dias q eu peguei ela por que a mãe foi atropelada e desde então ela só faz xixi, o veterinário me orientou por telefone a dar óleo mineral medicinal, mas não sei como dar, me responda por favor pq estou ficando preocupada. Ela está espertinha mas faz coco, o dono do pet shop falou q é normal, mas é mesmo? bjs Alessandra

  63. Estou com um gatinho em casa ele tem quarenta dias chegou ontem porem até agora não fez coco.Comeu,bebeu agua ,ta brincando.ja fiz masssagem na barriga com algodao embebido em agua morna,tambem no rabinho e até agora nada.Isto é normal?por favor me respodam.

  64. Olá, bom dia. anteontem eu publiquei q meu gatinho não fazia cocô, mas no mesmo dia mais tarde ele fez :) , mais agora acho que ele está com dor de barriga, por que ele está fazendo muito molinho, é assim mesmo, eu não dei cheguei a dar o óleo mineral para ele não, o que eu faço? é normal?
    Obrigado, abraços. Alessandra

  65. Isso foi de muita ajuda.
    Minha gata teve cria ante-ontem a noite e rejeitou os filhotes, nasceram 4 e ela comeu 3. O último eu tirei antes que ela comece também.
    Estou dando o que me encinaram, leite de saquinho em partes iguais com água.
    Ele já esta se alimentando assim a 8 horas. Estou indo agora mesmo preparar essa mistura que vc encinou.
    EStou com muito medo dele morrer. Sei que é mt dificil, mas estou fazendo tudo que posso para salvá-lo.
    Coloquei uma bolsa de agua quente em baixo da cobertinha dele para ele ficar aquecido, coloquei um ursinho de pelúcia lavável para ele pensar que é a mãe.
    Estou fazendo a igiene com alguodãozinho como aprendi aqui.
    ESpero que de tudo certo com a ajuda de Deus.
    Espero que com a sua dica da mistura as chances dele aumentem.
    Bjs
    Daniela

    • Oi Daniela, vc estah fazendo tudo direitinho sim, eh pq eles são mto frágeis mesmo… vc pode usar o leite NAN1 tb, q eh mais facil de usar. Desejamos sorte para o gatinho. Eh importante depois fazer a castração da gatinha.

  66. ola boa tarde..tem dias que a minha gata esta com algum problema no nariz porque ouço um barulho tipo aquele pitos que tem em brinquedos e as vezes sai um poukinho de lacrimas dos olhos dela, as vezes ela tosse e quando vai deitar ela levanta de vez e tenta engulir algo não sei o que é pode mim ajudar?? abraços.

  67. Por favor, me ajude. Queria muito saber se é recomendado dar Licor de Cacau Suspensão ou Xavier para um gatinho de 1 mês e meio. Ele vomitou um verme que mais parecia uma tênia e se enrrolava. Pós ter vomitado ele ficou muito quieto, queria saber se isso é recomendado ou não, desde já, muito obrigado !

  68. ola boa noite..levei meu gato para castrar…só que na hora de dar a anestesia a veterinaria disse que ele estava com diarréia e que não podia castrar ele desse jeito.só que não tem como pegar ele e leva-lo la novamente..ele ficou cismado nem deixa eu pegar esta no cio e vc sabe …não tem como controlar eles quando estão assim .por favor mim diga um antibiotico que devo dar a ele ? o mesmo tem 6 anos.e depois de tratar queria ver se consigo pega-lo para levar para castrar.bjusss.

  69. Bom dia, tenho 4 gatos persa e gostaria de saber qual a quantidade de óleo que posso dar para cada um de 15 em 15 dias.
    Amei a receita numero 2, perfeita e fácil de fazer.
    Desde já muito obrigado.

  70. ola amigo a minha gata ta com os olhos lacrimejando parece agua e ontem deu uma tosse estranha..fikei com medo..e percebi que ela estava com febre qual remedio deve dar a ela? grata.

  71. Esse site e muito bom,gostei. Adotei um gato no qual pessoas ,alias vandalos queimaram com óleo. e ele estava bem fraquinho e queimado . Comprei comida enlattada mas nao percebi que era pra adulto kkkk ela come normalmente . Ela se chama Kika. faz 5 dias qud ela eata comigo btanquinha como a neve kkkk.u

  72. bom dia ja levei ao vet só que há dois dias fikei observando a minha gata e ela fica tentando engolir alguma coisa.como se a garganta dela estivesse algo que impede ela de engolir..o que sera isso?? e que medicamento posso dar para aliviar essa agonia que ela tem? abraços.

  73. Olá,achei um gatinho na rua bem pequeno com mais ou mesnos 15 dias ele parece que esta com a tal Chamada “gripe dos gatos” comprei um antibiotico e estou dando mais ele não tem apetite eu estou dando leite pra ele numa colherzinha mais ele toma muito pouco o que faço?

    • Tanta continuar dando o leite, mas tem q ser o leite próprio p gatos ou então o NAN1. No caso, use uma mamadeira ou conta gotas, que fica mais fácil de dá.

  74. por favor mim ajuda ..vc leu a mensagem acima? porque ja levei na vet ..mais ela voltou a ficar com a sensação que tem alguma coisa na garganta como se ela estivesse engolindo algo..engole engole como se alguma coisa estivesse inpedindo dela engolir a saliva o que pode ser isso e qual outro remedio posso dar?

  75. Resgatamos uma gatinha de mais ou menos 2 meses na rua e chegando aqui em casa demos no 1º e 2º leite com pão, a partir do 3º dia demos ração para filhotes da Wiskas(em sachet) e tbm misturei da ração seca friskes para flhotes, mas venho observando que ela sente vontade de fazer xixi e faz muito pouco ou quase nada, ela está bem ativa, corre bastante,está comendo a ração e bebe agua(pouca) .Gostaria que me desse uma orientação , obrigada!

    • Vc pode retirar a ração seca por uns dias e deixar apenas o sachê. Se ela estah bebendo pouca água, dê umas 2x por dia na boca, usando seringa.

  76. mim ajuda por favor que antibiotico posso dar para um gato que apareceu aqui em casa ele esta tossindo muitoo.e não quero que ele morra.so mim diz que remedio posso dar a ele para parar de tossir e mais uma vez obrigada pela atenção.

    • Edizia, eh dificil dizer pq não sabemos o que o gatinho tem, soh um veterinário pode receitar. Na uece a consulta é a preço mais acessível.

  77. olá será que alguém pode me ajudar ?eu ganhei uma gatinha, tem uma semana que está comigo ela deve ter uns dois meses de idade.E tá com diarreia, dificuldade para andar com as patinhas
    traseiras, com o miado muito estranho e só pele e osso cada dia que passa ela fica pior…
    estou dando ração ela come bem mas não tem sinal de melhora
    o que devo fazer?

  78. Parabéns pelo blog!Moram aqui comigo no meu ap,além de meus 2 filhos e marido,1 pinscher,1 casal de gatos adultos,1 casal de gatos filhotes,1 casal de calopsitas e ontem meu marido encontrou na rua,abandonada,e a trouxe para casa ,1 gatinha de uns 3 ou 4 meses,espertinha,porém muito magrinha(com os ossinhos a mostra) e mancando um pouquinho .Não tenho como levá-la ao vet neste momento,pois não tenho recursos,mas não quero devolvê-la para as ruas.Você poderia me dar algumas dicas de como recuperá-la?Estou dando à ela a ração Golden filhotes misturada com carne moída cozida e ela adora!Posso continuar dando?A ração úmida Recovery seria indicada para ela?Já à vermifuguei hj.A papinha que vc ensinou com chuchu,frango,cenoura,couve,arroz seriamais forte para ela?Grata!

    • Olá Márcia, continue com a alimentação reforçada, sim, a recovery eh mto boa. Essa receita deve ser mais usada para quem não tem condições de comprar ração ou o animal não come ração de jeito nenhum, mantenha como estah fazendo. Com a vermifugacao vai ajudar mto ela ter ainda mais apetite e se recuperar logo, além de ajudar no seu desenvolvimento. Parabéns!

  79. Muito bom esse artigo.
    Tenho um gatinho de 13 anos com insuficiencia renal. queria uma receita de papinha, para gato renal. Desde,já agradeço.

  80. Obrigada!Percebi que ela come mais se for comida cremosa,por isso passei a dar a ela a papinha(chuchu,cenoura,couve e frango ou carne batidos no liquidificador junto com ração golden filhotes).Fica um creme bem concentrado..Ela está um pouco menos magrinha e bem espertinha,mas continua mancando da patinha traseira esquerda.Parei de dar a Recovery pasta.Você acha que só essa alimentação já está bom para ela se recuperar totalmente ou preciso dar mais algo tipo Hemolitan,Glicopan,mais Recovery?Não a vejo beber agua,o que faço?

    • Olá Marcia! O melhor que se tem a fazer é levá-la a um veterinário!
      Com toda certeza, eles sabem o melhor para a sua gatinha!
      Aguardamos notícias :)

      • Obrigada pelo carinho!Neste momeno não tenho como levá-la ao veterinário pois sei que além da consulta provavelmente nos pedirão exames e com isso serão cobrados valores que não tenho como pagar.Aqui no RJ já liguei para várias clínicas e os valores são muito altos,além de que em algumas não conseguirei pagar com cartão de crédito,pois só aceitam dinheiro ou cheque.Para que eu pudesse levá-la ao vet teria que ser com cartão e parcelando.Enfim é uma pena que não exista de verdade um atendimento direcionado para animais que foram retirados das ruas,pois todos nós que resolvemos proteger esses anjinhos temos muito amor pelos animais, mas muitas vezes não temos muitos recursos financeiros.Nós sabemos que o lugar deles não é nas ruas,jogados ,abandonados e sujeitos às maldades de algumas pessoas.Enfim,continuarei cuidando dela com todo o carinho e fazendo o que tenho feito há 17 dias.Sou cliente de um site que vende produtos para pets,com isso eu consigo comprar o que precisamos no cartão e parcelando,vou comprar para ela estes 2 medicamentos Hemolitan e Glicopan,pois acho que à ajudarão a se fortalecer tbm.Qto à agua dou com seringa 2 vzs ao dia,além de dar a papinha mais líquida.Bjs em todos vocês.Mais uma vez,obrigada pelo carinho.

      • Nós agradecemos a sua luta por estes anjinhos que precisam de ANJOS como você! Esperamos que tudo dê certo e que a peludinha fique forte e feliz ao seu lado! :)

        Desejamos tudo de bom! Abraços :)

  81. BOA NOITE, ESTOU ESTRANHANDO O INCOMODO QUE MEU GATO ESTA SENTINDP APOS CIRURGIA DE CASTRACAO REALUZADA HOJE DE MAMHA… ELE SENTE COCEIRA E FICA AGIRADO ANDANDO DE UM LADO PARA OUTRO. O CUIDADOR DISSE QUE PODE TER SIDO USADO POLVIDINE E PIR CONTER IODO E POSSIVEL QUE TENHA DADO ALERGIA. ELE VAI DORMIR SEPARADO DOS OUTROS QUE SAO AINDA FILHOTES MAS COMO NAO CONSEGUI COMPRAR O COLAR ELISABETANO TENHO MEDO QUE PUXE OS PONTOS. O QUE FAZER ??? OBRIGADA

    • Olá Simone;

      O ideal seria levá-lo ao veterinário que realizou o procedimento para ele fazer as verificações. Para que você assegure-se que o animal está bem. :)

  82. Estou aqui mais uma vez para agradecer e parabenizar vocês.Quando recebi aqui em minha casa minha nova bebezinha (Vicky) uma gatinha que estava desnutrida e abandonada na rua,vocês me ajudaram bastante e hoje ja tem mais de um mês que ela está aqui comigo,está fortinha,sapeca e interagindo com todos aqui em casa.Neste momento minha dúvida é com relação à alimentação de todos os meus felinos que são 5.Um deles(Leo)é adulto e sempre comeu rações secas(Cat Chow,Whiskas e por último Golden).As fezes dele sempre foram moles e com odor muito forte.Comecei a dar a ele ração Top Cat e as fezes ficaram durinhas e com menos odor.Acho que talvez o organismo dele não aceite muito bem algum dos componentes das rações secas.O problema é manter essa dieta úmida(sai caro).E tenho que dar separado, pois dou a todos os outros a Golden de acordo com as idades.Vocês tem alguma dica para me dar?Posso misturar arroz cozido com essa ração úmida(já dei e ele gostou) mas preciso saber se é bom.Será que as receitas que vocês ensinaram eu poderia fazer e dar para todos?Obrigada!Bjs!

  83. GATOS NÃO PODEM COMER uma serie de alimentos destinados a humanos como:

    LEITE com LACTOSE e seus derivados, 9 entre 10 gatos são alérgicos a lactose

    PEIXE contém uma enzima que destroe a tiamina uma vitamina B1 essencial para o gato podendo causar problemas neurológicos, fraqueza perda de apetite se não for tratado a perda da tiamina pode levar a sintomas desde convulsão e até coma.

    vale dar uma olhadinha nesse site http://mundomiau.com.br/alimentos-a-serem-evitados-por-seus-gatos-parte-i

  84. Ola
    Tenho uma gatinha de 2 aninhos, a Tabatha, arteira que soh vendo…rsss
    Ela nao come nehum tipo de fruta . Eu gostaria de saber se isso eh normal ou se de alguma forma eu poderia intriduzir na dieta dela frutas?? Se caso eu puder dar frutas a ela, quais ?
    Obrigada

    • Elaine,

      O ideal seria que, se você for mudar o cardápio da sua gatinha, é levar primeiramente a um veterinário. Esses profissionais sabem como manter uma dieta de frutas, até, para os peludinhos! :)

  85. acontece algo mto estranho. Minha gata dá cria e os filhotinhos ficam lindo por 20 dias mais ou menos. Mas daí começam a ficar fraquinhos, molhadinhos na traseira, andando com as perninhas traseira fracas e de repente deitam e morrem. Pq isso acontece? Todos que nascem morrem depois. Com qtos dias que devem tomar vacinas? Minha casa tem mto môfo e os que nascem fora sobrevivem lindos e com saude. Seria Ácaros? Ou Vermes? Grata

    • Olá Edna!

      O ideal seria que sua gatinha, quando tivesse prenhe, tivesse o acompanhamento de um veterinário para diagnosticar se não é algum problema na gravidez. E, quando houver o nascimento, que também seja acompanhado por um veterinário especialista na área.

  86. OLÁ…

    estou com um probleminha… tenho um gato de dois anos, q andou doente, muito fraco, não comia nada, pensei mesmo q ele fosse morrer. Porém prestei cuidados intensivos, dava soro na seringa, raçao pastosa misturada com água tbm na seringa, e ele foi melhorando, hj esta bem. Porém não consigo fazê-lo recuperar o peso perdido, ele esta muito magro. Mesmo dando uma ração de boaqualidade, não tenho obtido resultados… Será q existe algum fortificante caseiro q possa melhorar a condição dele??? Muito obrigada!!!!

    • Olá Ruth,

      Seria de extrema importância você levar seu gatinho ao veterinário para ele fazer exames e passar uma dieta ou um remédio para que seu bichano volte ao peso normal. :)

  87. Boa tarde! Preciso de uma orientação,eu posso dar permanentemente esta receita que vocês ensinam de ração caseira (carne moída,abóbora,espinafre,beterraba,arroz integral)para meus gatos substituindo a ração seca?Caso seja possível essa troca,preciso dar algum complemento?Grata,bjs!!!

    • Olá Ivonete,

      Assim como o sal é prejudicial a humanos, também é para os gatos. Os gatos possuem menos células que fazem o trabalho de dissolução do sal que os humanos. Então, comprometem seus rins e toda a atividade do organismos deles ;)

  88. O que seria mais indicado para a alimentação felina,receita de ração caseira ou ração premium com corantes como por exemplo Max Cat?

    • Boa tarde, tenho 4 gatos…2 com 6 anos, 1 com um ano e mais um que achei na rua deve ter uns 5 meses, não consigo separar a alimentação deles, munha dúvida dou ração adulto ou filhote? pensei em dar adulto e comprar suplemento para o filhote ex nutrifull organnact cat, oque poderia fazer?

      • Olá Fabiana,

        O Ideal seria dar ração de filhote para o bichano, pois, ele tem só 5 meses. A partir do 6,7 mês pode-se dar ração para gatos adultos :)

      • Vou dar ração filhote para todos mais uns meses e depois dou adulto e complemento com algum suplemento, obrigada pela ajuda

    • Olá Marcia,

      Isso depende de cada organismo felino. O ideal seria se fosse começar alguma dieta nova para o animal, antes encaminhá-lo para um veterinário :)

  89. Olá gente, fico feliz em ver tantas pessoas que tem amor pelos gatos, eu possuo 14 atualmente. Vi alguns relatos inclusive o da Carol que tinha gatos com problemas urinários, realmente é horrível, dois meus começaram e descobri logo no começo e cuidei com a ração Royal Canin Feline Urinary S/O a de 2kg custa á partir de 70,00 e também a vet. passou um antibiótico, ele ficou bom logo. Não deem Wiskas contém muito corante. Outra coisa é sempre observar o gato quando for fazer xixi, se ele tiver demorando muito tempo do habitual pra fazer pode saber que já tá tendo algum problema e também se o xixi saí com tom mais escuro, avermelhado. Sempre observo os meus! Desde ano passado uso esta ração que achei muito boa, e tb perguntei para o veterinário, Chef Cat Buffet da Farmina sabor frango (é italiana) não é cara, o saco de 25kg sai hoje aqui por 135,00 também depende da região pode ser mais barato. Entrem nesse site depois se quiserem mais informação da marca http://www.farmina.com. Abraços a todos!

  90. Muito legal este site…fico contente em saber que neste espaço um ajuda o outro com dicas e experiencias próprias.

    Adotei recentemente 2 gatinhos de rua( pois recentemente perdi uma gatinha com 5 meses de idade…a veterinária a MATOU….Dra Anne , em Curitiba….a Assassina fez uma cirurgia desnecessária…

    No dias 01.06.2013, levei minha gatinha para essa Vet examinar, pois a barriga de minha gatinha estava enorme, do tamanho de um melão, e eu achava que eram vermes/barriga dagua. Se não fosse a barriga inchada, eu diria que minha gatinha estava bem, ela apenas tinha diarréia, mas era por causa do leite que ela adorava.

    No dia anterior, eu havia levado minha gatinha em outro Veterinário, não senti mta segurança nele e procurei outra veterinária, pois ele falou para eu mesma aplicar injeção nela por 7 dias( até então, eu não sabia nem como era uma seringa).

    A outra Vet. rapidamente olhou o abdomem de minha gatinha e disse que era problema no rim….levou minha gatinha para dentro da clínica e passou sonda nela….ela disse que na urina saiu com sangue…..( eu fui leiga e idiota, pois o sangue foi devido a violência que a veterinária cometeu ao colocar sonda em minha gatinha, e eu achei que o sangue fosse por de alguma doença de minha gatinha.).
    A Vet falou para eu reparar se nas próximas horas minha gatinha ia fazer xixi normal ( detalhe, como a Veterinária introduziu uma canula no canal de minha gatinha, é claro que ela ia fazer xixi com difuculdade, e eu idiota, não pensei nisso, pois eu estava desesperada com a situação).

    Após o retorno da clínica, segui as orientações da veterinária e começei a reparar na qualidade do xixi de minha gatinha….é claro que ela fez pouco xixi e com sangue,pois a veterinária a machucou, mas eu ( ediotamente, não pensei nisso, e no dia seguinte liguei para a Vet e explioquei que o xixi estava com sangue e em pouca quantidade).

    A Vet falou que minha gatinha tinha que fazer cirurgia urgente, pois o rim pararia de funcionar. Achei um pouco estranho, pois ela pediu nenhum exame, e nem nada, mal examinou minha gatinha, mas mesmo assim, entreguei minha gatinha a ela, para fazer cirugia….com muita dor na alma!!!!!!!

    No dia 03.06.2013, a “veterinária” abriu minha gatinha, um corte enorme….
    Ela fez a cirurgia e como percebeu que o rim de minha gatinha estava ok, ela retirou o líquido do abdomem, e APROVEITOU PARA CASTRAR MINHA GATINHA…… a Veterinária falou em seguida que minha gatinha possivelmente tinha problema no coração.

    Eu pergunto, como uma profissional faz castração numa gatinha que estava com líquido contaminado dentro do corpo…..ela estava com a barriga super inchada, parecia barriga dagua…..

    Após a cirurgia, minha gatinha foi para casa, e nas primeiras horas, comeu um pouco de ração, mas no dia seguinte, levei- a para a Veterinária, ela aplicou injeção na gatinha…mas ela parou de comer, e aos poucos foi ficando apática, debilitada e no dia 07.06.2013, morreu.

    .Minha gatinha faleceu ÀS 11 HORAS DA AMNHÃ, dia 07.06.2013…..EU NÃO TENHO CARRO, MAS LIQUEI PARA ESSA VETERINÁRIA AS 7HORAS DA AMNHÃ PEDINDO PELO AMOR DE DEUS PARA ELA IR ATÉ MINHA CASA VER MINHA GATINHA…A VETERINÁRIA DISSE QUE JÁ ESTAVA INDO…..APÓS MINHA GATINHA FALECER, CHEGOU A VETERINÁRIA….QUASE MEIO DIA….FIQUE TOTALMENTE ARRASADA, POIS MINHA GATINHA ERA TUDO PARA MIM…ERA AMOROSA, CARINHOSA., LIMPINHA, SIMPLES, BRINCALHOMA, LINDA, LINDA, LINDA..TUDO QUE UMA PESSOA BUSCA EM UM ANIMALZINHO, MINHA GATINHA POSSUIA!!!!

    Olha, só peço a Deus que faça justiça, pois eu fiquei sem forças para fazer qq coisa…deveria ter feito autopsia no corpo de minha gatinha, para entrar com ação contra a “Dra Anne”, assassina, mas eu fiz emprestimos para pagar a cirurgia e consulta e não tinha condições nem emocionais e nem financeiras para fazer nada.

    Abraços a todos .

    • Daniela,

      Sentimos muito pela sua gatinha :( As vezes, encontramos “profissionais” despreparados que não valorizam sequer o diploma que “conseguiu” nos 5, 6 anos de faculdade…
      Esperamos que você consiga um novo animalzinho onde possa depositar todo o seu amor, assim como era com a sua gatinha.

      Abraços.

  91. Boa tarde!Vocês conhecem a ração Kitekat da marca Mars?Sabem me dizer se ela é boa?Ouvi dizer que esta ração é muito utilizada nas regiões Norte e Nordeste e que tem boa aceitação.Bjs.

    • Olá Marcia,

      Sim, conhecemos essa marca de ração felina. Mas, recomendamos a Purina ou Whiskas. Elas são mais ricas em nutrientes :D

      • Quando fui comprar a ração,verifiquei os preços primeiro e acabei comprando a Max Cat Mix Selection da Total que era mais em conta,além de ser uma ração premium.Estou dando para meus 5 gatos há 3 dias e eles estão adorando.Preciso dar algum complemento?Bjs.

  92. Vocês saberiam me dizer se a ração Faro Adulto Raças Pequenas da Guabi é boa?Ou alguma outra boa ração que não fosse muito cara,para meu pinscher que é adulto.Grata.

    • Olá Marcia,

      Essas rações que você citou são boas mas, para que seu animalzinho venha a ter uma alimentação rica em nutrientes, é necessário levá-lo a um veterinário para que ele possa acompanhá-lo e receitar tudo do que ele precisa ;)

  93. Ração é bom para dar calculo renal e em bexiga, porque enche o animal de areias que não saem. O gato dura uns dois dias tentando mijar sem conseguir e chorando até morrer envenenado da urina que entope os rins. Quer um animal, primeiro veja se tem tempo de cuidar dele e se tiver então dê comida de panela própria pra ele. Meio quilo de guizado de segunda, uma xícara de arroz e restos de cascas de cenoura ou batata, no máximo duas xícaras e uma colher de azeite por cima depois de pronto e com apenas uma pitada de sal. O equivalente ao que cabe e de sal entre dois dedos. Seu gato vai durar bastante e junto com a comida dê pelo menos 3 colheres de sopa de água. O rim não vai ficar seco e cheio de pedras. GATOS que comem RAÇÂO NA MAIORIA das vezes morrem de cálculo renal!

    • Olá,Lise!Me interessei pela sua receita.Tenho 5 gatos aqui em casa.Você acha que precisa dar algum complemento para eles ou seguindo suas dicas eles terão os nutrientes necessários?Bj.

  94. Pessoal, boa noite. Estou pesquisando o tema da obstrução urinária em gatos e achei esse fórum.
    Tenho tres machos castrados em casa, com quase dois anos. Foram abandonados na porta da minha casa com poquíssimos dias de vida. Tratei deles com o leite próprio, depois passei a dar golden filhotes frango e depois de castrados, a golden salmao para gatos castrados. Qual foi minha surpresa quando essa semana um deles teve obstrução… em 4 dias, fez 3 sondas. a última foi hoje de manhã (domingo).. as outras duas na 4ª feira passada. Estou dando a racao urinary da royal. mas agora nao sei com que alimentar meus bichanos. Quando eles vieram, o vet me orientou a dar essa porcaria da golden. Gasto o que nao tenho visando a saúde deles e agora aconteceu isso… o que eu faço?
    A propósito, o vet tambem receitou um antibiotico que estou dando, e mandou darcha de quebra pedra.. com vou dar issso a eles? eles nao aceitam seringa na boca… alguma ideia? Por favor, me ajudem.

    • Olá Fernando!
      Que ótimo que você já os levou ao veterinário!
      Realmente nós damos os remédios assim, na seringa. é necessário duas pessoas para fazer esse procedimento: um imobiliza e o outro aplica. Mas, com cuidado para não machucar o bichano.
      Esperamos notícias :D

    • Olá,Fernando!Como está seu gatinho?Espero que tenha melhorado.Seus gatos bebem água direitinho?Dizem que os gatos que se alimentam unicamente de ração seca necessitam de um maior consumo de água e que os que se alimentam de ração úmida(lata),necessitam de um pouco menos.Você já tentou a ração úmida?Aqui em casa deixo sempre à disposição deles e espalhados em vários cômodos,vasilhas com água fresca.Abç.

  95. Vocês tem gatinhos machos que tenham sido castrados com 5 meses?Preciso saber se é verdade mesmo que castrar os machinhos antes dos 6 meses causa problemas urinários.Tenho um aqui em casa um que estou pensando em castrar agora com 5 meses(ele faz 6 meses dia 30/09).Obg,bjs!

    • Olá Márcia,

      Antes de realizar este procedimento, é necessário levá-lo ao veterinário para que possa ser feito exames para detectar se pode ser feito o procedimento! ;)

      • Oi pessoal,ontem pela manhã levei minha gata de 3 anos e seu filhote de 5 meses para castrar.Ele está normal mas a mãe está até agora enjoadinha,não quer comer nada e já está de noite.Entrei em contato com o consultório e eles me informaram que isto é normal e que se até amanhã ela não tiver normalizado para contactá-los.Ela hoje só quis água e dei as gotinhas de cetoprofeno misturadas ao leite condensado e até agora,20:40 ela está sem fome,ronrona quando faço carinho nela mas quer ficar quietinha num cantinho separada dos outros.Estou preocupada.

      • Ela já está recuperada da cirurgia.Está super bem e sapeca.Semana que vem a levarei para retirar os pontos.

  96. Olá, boa tarde,
    me chamo Karim e tenho uma gata branca de 17 anos, a Naná. Há três anos atrás ela apresentou problemas relacionados ao rim. Estava vomitando verde e com diarreia. Levei-a ao veterinários, que passou remédios e indicou que eu a alimentasse apenas coma ração Renal, da Royal Canin. Até as últimas semanas, essa era a única alimentação que ela comia, mas recentemente, diminuiu bastante a frequência com que come e emagreceu. Aparentemente ela está bem, só me preocupo pois ela, que antes comia normalmente, passou a comer bem pouco.
    Levei-a a um veterinário daqui de perto de minha casa no sábado passado, mas me decepcionei muito. Ele mal olhou pra ela, disse que ela está muuuuuuuuuuito abaixo do peso (ela está magra, eu sei, mas não está esquelética e ele nem a pesou!) e implicou com alguns carocinhos que têm na boca dela (parecem cravos, como os que dão na boca de humanos também). Ela já tinha isso há três anos atrás quando a levei ao outro veterinário e ele disse que era por causa da gordura da comida, que era normal, que era como os cravos que humanos tem mesmo. Este segundo veterinário disse que poderiam ser tumores e me deixou bastante preocupada. Passou vários exames de sangue pra ele e uma ração em lata que custa R$12 a lata (A&D), que eu deveria dar uma lata por dia! Não tenho condições de gastar tanto assim, então tenho lido bastante sobre alimentação caseira. Vi nestes posts que alguns dizem que precisamos acrescentar legumes e verduras no preparo e uma veterinária disse que os animais não absorvem estes nutrientes, só da carne.
    Escrevo para saber opiniões de quem entende, se já passou por situação semelhante, se sabe mais sobre o assunto para poder me ajudar.
    Qualquer informação me será útil para tentar saber mais e compreender melhor a saúde de minha “irmã mais velha”! :)

    • Olá Karim! Sua gatinha já é uma senhorinha,pois 17 anos para os gatinhos é uma idade bem considerável e com eles acontece assim como conosco,vão ocorrendo mudanças no organismo.Uma amiga minha teve uma gatinha que,como a sua,se tornou tbm uma senhorinha de 17 anos e ela que sempre comeu whiskas em lata e sempre foi muito saudável,também foi ficando magrinha e sem apetite.Minha amiga fazia para ela comidinhas caseiras como as que ensinam aqui no blog,só assim ela comia.Minha amiga que não conhecia um bom veterinário,não quis arriscar levá-la a qualquer um e cuidou dela assim dessa forma até o dia em que ela virou estrelinha.Já ouvi dizer também que as vezes eles enjoam da comida deles.Enfim nós que amamos nossos peludos ficamos muito apreensivos quando algo não vai bem com eles.Aí nos aconselham a levar logo ao veterinário,só que nem sempre conseguimos encontrar um bom profissional.Sabemos que existem veterinários maravilhosos,mas infelizmente nem sempre conhecemos um. Muitos deles são incompetentes e cruéis,tanto é que vemos por aí,relatos em vários lugares de pessoas que perderam seus pets ou quase por erro médico,negligência médica. E aí como agir?Eu já passei por situação parecida quando minha gatinha Meg ficou doentinha e a levamos ao consultório e a vet.mandou dar papinha Nestlé,que depois descobri ser um veneno para os gatos pois além de ser salgada,contém temperos como alho e cebola que são tóxicos para gatos,enfim,ela que é médica deveria saber disso né?Esta vet disse que a minha gatinha estava com lipidose hepática (só olhando) e que não tinha jeito,de uma forma tão cruel que gelei.Acabei internando ela numa outra clínica e lá ela faleceu.
      Caso você não tenha nenhum vet de sua extrema confiança (eu aqui no RJ agora conheço 2 que são ótimas!) talvez seja melhor tentar dar a comidinha caseira e reforçar os mimos com ela pois quem sabe não é só uma fase né?Estou torcendo por vocês!!!! Bjs no coração.

      • Olá,Márcia .
        Obrigada pela atenção. Levei a naná ao hospital veterinário jorge vaitsman em são cristóvão. Fomos muito bem atendidas, mas infelizmente o caso dela não é simples. Fizemos os exames de sangue e ela está com a Creatinina e uréia três vezes acima do limite. A médica disse que é grave e que ela está desidratada. Disse que ela devee tomar soro na veia diariamente. amos ontem e hoje e ela já está até mais cheinha. Mas fico na dúvida se levo mesmo todo dia. Ela tá com as veias das suas

      • Bom dia, Márcia,
        levei-a ao hospital veterinário Jorge Vaitsman, na mangueira, e ela estava com a creatinina e a uréia muito altas… O tratamento será a soroterapia. Estou levando-a desde quinta para receber soro todos os dias! Hoje ela está melhor, está comendo, miou pedindo comida, estou bem mais tranquila… Vou tentar conseguir uma receita de comida natural específica para ela, para gatos com problemas renais a proteína tem que ser menor na dieta, né? Eu enntrei no site http://www.cachorroverde.com.br e achei muitas informações legais lá.
        Muito obrigada pelo carinho e pela resposta!
        Beijos pra vc e para suas crianças peludas! :)

    • Olá, Karim! Agradecemos e retribuímos os beijos!!!! Fico muito feliz em saber que ela melhorou!!! E o tratamento,continua ou já acabou? E a comidinha,mudou? Aguardo notícias(desejando muito que ela esteja 100%). <3

  97. Eu tenho uma gata que pegou cria muito novinha deu 6 gatinhos um morreu faz 40 dias hoje ela esta perdendo muito peso so dou ração não sei o que fazer pra ela engordar os gatinhos mama toda hora ela esta muito magra esta aparecendo os ossos de tão magra o que devo fazer pra ela engordar no momento não tenho condiçôes de pagar veterináio gostaria de ser orientado peço ajuda o que devo fazer des de ja agradeço

    • Olá Antonio,

      O ideal seria levá-la em um veterinário para realizar exames e ele diagnosticar o que está acontecendo com ela realmente. Não podemos dizer o que está acontecendo com ela pois, precisaríamos de muitas informações, até porque, não somos veterinários. Faça um esforcinho e leve-a, tem profissionais que fazem preços bacanas!
      Leve-a e nos conte depois tá! Ficamos na torcida!!

  98. Tenho um gato com mega esôfago, preciso de uma receita caseira pois ele esta enjoado de wiskas patê desde ja agradeço

  99. Olá,
    A minha gatinha Kitty, tem insuficiência renal. Está neste momento a fazer soro sub-cutâneo, dificilmente come, mas bebe muita água e faz imenso xixi. Por acaso, hoje decidi triturar uma comidinha humida com geleia, fiz uma papa e ela já comeu um pouco, mas não muito.
    Estava a pensar dar também o chá quebra pedra. Em que doses deve ser tomado?
    Qual a alimentação caseira para gatinhos que tenham este problema?

    Agradeço toda a ajuda que me possam dar.

    • Olá Helena,

      Para este tipo de enfermidade, é necessário consultar um veterinário para o mesmo verificar que tipo de alimentação você poderá dar para a sua gatinha. :)

  100. Olá, temos uma gata do qual pegou cria já no primeiro cio, e vieram 6 gatinhos (dia 04/10), nossa preocupação é se ela consegue sozinha alimentar os 6 sem a nossa interferência, e a quais sintomas que devemos ficar atentos para perceber se o leite dela não está sendo suficiente? Desde já agradeço!

    • Olá Raquel,

      É necessário observar se nenhum gatinho está fraco e com dificuldades para se alimentar. Se você constatar isso, deverá alimentá-lo com uma seringa ou mamadeira.
      Para evitar gravidez indesejada de sua gatinha, seria ótimo já marcar a castração! :)

  101. Ola…
    Caiu um gatinho aqui no meu quintal, tem 10 dias que esta comigo, achu qui tem um mes mais ou menos, estou dando leite na chuca pra ele , mas comecei a colocar o leite no pratinho pra ele tomar sozinho, fiz isso e ele ficou um dia inteiro sem beber o leite, so da uma lambidinha e sai fora, ai neh fico com dó e dou na chuca dinovo, comprei tbm ração Goden pra filhotes e estou colocando no leite pra ficar molinha e nada tbm….naum sei mais oq faço…ele so quer leite na chuca…. pior qui ele fica mordendo e estragou os bicos da chuca e naum to afim de comprar outra……rs É normal tbm os filhotes ficar muito tempo sem fazer coco, ele ficou 10 dias sem fazer, ai dei azeite pra ele e ele fez um pouquinho so…..
    Aguardo uma resposta…
    Valeu…

  102. Resgatei uma gatinha e pelo estado em que ela estava deva ter sido mais uma vítima de violência(atropelamento ou agressão,não sei) ao levá-la ao veterinário,levantou-se a suspeita de que ela esteja com hérnia diafragmática,pois ela tem respiração ofegante e as laterais da barriguinha são fundas,para confirmar esta suspeita foi solicitado um rx de tórax e caso se confirme esta suspeita,será necessária uma cirurgia.O problema é que não tenho condições de pagar os valores que são R$100,00 o rx e R$450,00 a cirurgia.Não quero perdê-la!!!!Vocês poderiam me orientar,pois não sei o que fazer e estou desesperada!!!!Tenho medo de que ela acabe falecendo por isso.Grata!!!!!

  103. Olá,tenho 5 gatos (3 adultos e 2 com 10 meses).As 2 receitas caseiras que vocês ensinaram podem ser dadas para todos eles?Todos eles comem ração seca,mas estou querendo mudar,pois tenho medo de possíveis futuros problemas urinários.Posso incluir de vez em quando moela,fígado?Grata,Márcia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s